A dona de casa Juliana Machado é mãe do menino Walifhe Machado Monteiro, de apenas três anos, matriculado no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Abigail Barros de Azevêdo. Para acompanhar as atividades do CMEI e participar ativamente da vida escolar do filho, Juliana Machado integra o Conselho Escolar do CMEI.
Desde esta quarta-feira (03), ela participa no CMEI da II Formação de Funcionários – Conselho Escolar, que tem como objetivo, proporcionar reflexões acerca da importância de uma relação de convivência baseada em princípios como respeito mútuo, igualdade, tolerância, ética e cooperação. A formação acontece até sexta-feira (05), na própria unidade escolar, localizada na Rua dos Repentistas, S/N, Nova Natal, Zona Norte.

A dona de casa, afirma que participa das reuniões do Conselho Escolar e acha importante poder discutir os problemas do CMEI com os professores e funcionários. “Eu gosto de opinar. Saber o que está sendo feito no local em que meu filho estuda”, disse.

Para a educadora infantil Cirleide França, que chegou há pouco tempo na unidade, e participa da formação, destaca os benefícios para toda comunidade escolar, em decorrência do bom funcionamento do Conselho Escolar. “É muito importante discutir democracia. O Conselho Escolar abre este espaço para toda comunidade. Aqui também lutamos por melhorias”, afirma.

O Conselho Escolar do CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevêdo é formado por representantes dos pais, dos alunos (como os discentes tem idades entre três meses e quatro anos, eles são representados por pais), professores e funcionários. O Conselho Escolar é presidido pela professora Patrícia Cilene Viegas Pereira Silva, e funciona há quase três anos. “Aqui deliberamos situações que promovem eficiência dentro do projeto político pedagógico do CMEI. Já decidimos questões importantes, como por exemplo, a limitação no número de alunos por sala”, pontua.

O CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevêdo dispõe de seis salas com média de 20 alunos e funciona em tempo integral, das 7 às 17 horas. Os berçários normalmente funcionam com 12 crianças.