A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SEMUL), que tem como missão fortalecer, executar as políticas públicas para as mulheres no município, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), deflagraram o processo para a realização da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A convocação da conferência foi feita pelo decreto municipal número 9.417 de 20 de junho de 2011, assinado pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 junho de 2011.

Na tarde de terça-feira (19) foi realizada no Complexo Cultural João Chaves, na zona norte da capital, a primeira reunião informativa da Conferência Municipal da Mulher, com o objetivo de divulgar o entendimento do processo da conferência. O encontro reuniu 58 instituições da sociedade civil, representantes de deferentes grupos (organizações, movimentos, associações, clube de mães, ONGs, OSCIPs, sindicatos, entidades), que trabalham na atuação de atividades voltadas para garantir a promoção dos direitos das mulheres.

Para Josi Lucas, secretária adjunta da Mulher, a II conferência vai ser o momento para consolidar e referendar o I Plano Municipal para as Mulheres de Natal, que será implementada pela prefeita Micarla de Sousa, contribuindo para situar o primeiro plano municipal de ação e debate, a realidade das mulheres. Josi Luca ressaltou que é necessário avançar para uma igualdade real e efetiva entre mulheres e homens para continuar o processo de desenvolvimento. Em definitivo, não há desenvolvimento sem igualdade.

A próxima reunião informativa acontece no próximo dia 26 de julho no auditório da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), às 14h, para reunir as instituições das regiões da zona Sul e Leste.

A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – CMPM acontece nos dias 23 e 24 de agosto de 2011 no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), na av. Coronel Estevam, 3705, Nazaré, Natal/RN) e é coordenada pela SEMUL e CMDM, responsáveis pelas deliberações da conferência.

Sobre a II Conferência

A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - CMPM do Município do Natal/RN terá por objetivo revisar, avaliar e consolidar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres no Município do Natal; consolidar o I Plano Municipal de Políticas para Mulheres definindo suas ações prioritárias; avaliar a implementação das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para Mulheres, sua execução e impacto no município do Natal.