O encerramento do projeto Natal em Ação no bairro da Cidade da Esperança, realizado durante este sábado (16), das 8h às 18h, na rua Pernambuco, vem contando com a ação de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal do Natal, através de estandes montados na rua Paraíba, além de serviços oferecidos nas salas de aula da Escola Municipal Celestino Pimentel, também da comunidade.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, compareceu ao local e destacou a presença marcante do executivo municipal natalense no bairro. ”Esta será uma ação constante de nossa gestão, sempre levando os mais diversos benefícios para a comunidade, que dessa forma melhora sua qualidade de vida em muitos aspectos, além de ser uma forma da população conhecer mais de perto o que fazemos em prol de todos os moradores”, ressaltou a prefeita, que fez questão de visitar cada um dos estandes montados.

Antecedendo esta ação conjunta entre os diversos órgãos do executivo municipal natalense, foram realizados na semana anterior serviços de limpeza de ruas pela Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), de limpeza de canteiros, praças e troca de luminárias danificadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), recuperação da malha viária por paralelepípedo e asfalto por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Durante este período, foram retiradas de importantes setores da Cidade da Esperança, mais de 100 toneladas de lixo e utilizados 625 toneladas de asfalto.

SMS

Durante o evento participaram a Secretaria Municipal de Saúde, que junto com um estande, também trouxe sua unidade móvel, oferecendo serviços de imunização, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e administração de vitamina A, consulta de enfermagem, coleta de exames laboratoriais, preventivo, exame de vista, cartão do SUS, entrega de exames e consultas médicas, atenção básica especializada e atendimento odontológico.

Sejel e Alimentar

Já a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), montou um espaço destinado ao lazer dos moradores com mesa de ping-pong, de totó, brincadeiras com o palhaço Peteleco, pintura de rosto. A Empesa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional (Alimentar) expôs suas barracas com alimentos orgânicos, que serão comercializados através do projeto de incentivo à agricultura familiar, com produtos desenvolvidos e vendidos pelos próprios agricultores. No seu estande, a Alimentar também apresentou o projeto “Descartando os Descartáveis”.

SME e Semtas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) trouxe programas ligados ao Departamento de Atenção ao Educando, como o Justiça e Escola, Pelotão da Saúde Escolar, o Tributo à Criança, o Merenda em Casa, além de nutricionistas que faziam a aferição do Índice de Massa Corpórea (IMC). Outros serviços como o Microcrédito, os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), cadastramento para o Bolsa Família, carteira do idoso, além de Disque 100, que recebe denúncias de casos de exploração de crianças e adolescentes e idosos e feira de artesanato com produtos comercializados por artesãos, foram apresentados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Semob, Semsur e Urbana

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) dava dicas de conscientização melhorar o trânsito na cidade, através da sua equipe de educação, além de apresentar os serviços do setor de gratuidade para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais e ainda o Programa de Acessibilidade Especial (Prae). Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) prestava esclarecimentos e recebia reclamações sobre luminárias danificadas, pedidos de limpeza de praças e canteiros e a Urbana fazia o serviço de conscientização ambiental junto à população.

Semurb e Seharpe

A parte de educação ambiental também ficou a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que oferecia informações sobre licenciamento ambiental, arborização urbana, apresentação de vídeos educativos, distribuição de folders, panfletos, cartilhas sobe estes assuntos. A Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) trouxe projetos como o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e informações sobre regularização fundiária de imóveis.

Faculdade Estácio de Sá

Uma das entidades parceiras do Natal em Ação na Cidade da Esperança foi a Faculdade Estácio de Sá, que veio com alunos dos cursos de Direito, que prestavam assistência jurídica, além de estudantes de enfermagem, fisioterapia e administração, cada um destes oferecendo informações dentro de sua área de atuação.

Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) dava orientações, através da Defesa Civil do Município, sobre a prevenção de acidentes em encostas, principalmente para reduzir os danos causados nos períodos chuvosos, além de dar informações sobre os direitos das crianças e adolescentes e ainda prestava assessoria jurídica para os interessados.


Semul

A Secretaria da Mulher (Semul) apresentou orientações sobre os direitos da mulher, palestras educativas sobre este e outros temas como “Autonomia Econômica e Financeira da Mulher”. Informações sobre situação de violência, atendimento psicológico e assistência jurídica e psicológica. Também eram oferecidas ás interessadas inscrições para cursos voltados para o público feminino como pedreira, eletricista, encanadora, dentro do Projeto Mãos que Constroem, voltado para área da construção civil.

Semut, Procon e Segeo

A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) dava dicas, informações e tirava dúvidas sobre impostos municipais, enquanto o Procon apresentava informações sobre os direitos e deveres do consumidor, além de receber denúncias e reclamações. Já a Ouvidoria Geral de Natal (Segeo) recebia reclamações, críticas e sugestões sobre as secretarias municipais e as encaminhava para os seus devidos órgãos de competência.

Apresentações e palestras

No palco montado em frente aos estandes da rua Pernambuco e no interior da Escola Municipal Celestino Pimentel, ocorreram apresentações culturais de grupos da comunidade, palestras educativas, serviços de corte de cabelo, manicure, expedição de carteira de trabalho, exposição dos Fuzileiros Navais da Marinha, entre diversos outros serviços. O próximo evento do Natal em Ação ocorrerá no dia 30 deste mês, no conjunto Santarém, zona Norte da cidade.