A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reativou nesta quinta-feira (14) o laboratório da Policlícina de Neópolis, localizado na avenida Ayrton Senna.
De acordo com a bioquímica Magda Fabiana Dantas, responsável pelo setor de análises clínicas da SMS, a reativação do laboratório faz parte do projeto de reestruturação da rede laboratorial da Secretaria Municipal de Saúde.

“O laboratório vai fazer exames desde o mais simples como uma dosagem de glicose, até o mais complexo como pulmonares, exames sorológicos, HIV, Sífilis, Rubéola, toxoplasmose, entre outros”, destacou.

A Policlínica de Neópolis funciona com várias especialidades, como neurologia, pneumologia, cardiologia, dermatologia, ginecologia, acupuntura, oftalmologia entre outras especialidades. Atendendo uma demanda diária de 150 a 200 pacientes, além dos procedimentos de vacinação, psicologia e nutrição.

“De início iremos atender cerca de 50 pacientes para exames, que podem vir diretamente encaminhados pelos médicos da Policlínica, ou pacientes vindos das unidades do distrito Sul. Além disso, a importância da reativação do laboratório é fundamental pois, como a Policlínica tem várias especialidades, o paciente não precisa mais se deslocar para fazer seus exames em outros lugares”, destacou a diretora da Policlínica, Aglaide Rodrigues”.

A reabertura do laboratório foi comemorada pelos funcionários da unidade, líderes comunitários, pacientes e coordenadores da rede laboratorial .  Este é o 14º laboratório aberto pela Prefeitura do Natal só este ano. Já estão em funcionamento também os laboratórios: Clínico José Carlos Passos, Pronto Atendimento Sandra Celeste, Hopital Pescadores, Maternidade Leide Morais, Unidade Mista Felipe Camarão, Unidade Mista Satélite, Unidade Mista Mãe Luiza, Unidade Mista Pajuçara, Unidade Mista Cidade Esperança, Centro Hidratação Cidade Esperança, Unidade Mista Ponta Negra e Maternidade Quintas. Juntos esses laboratórios realizaram só no mês de maio 128.875 mil exames.