O curso "ABC da Informática", pioneiro e referência em todo o Brasil, oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), por meio dos Telecentros, entrega nesta quinta-feira (14), às 9h30, na unidade da Fundação Capitania da Artes (Funcarte), os certificados das turmas iniciadas em maio.

Estão sendo formados 43 alunos, agora aptos a desenvolver suas atividades no mundo digital. “O curso teve início em maio deste ano, com duração de dois meses, foram cinco turmas que em 16 aulas, de acordo com a carga horária oferecida, tiveram a oportunidade de aprender os princípios básicos da informática”, explica o André Costa, coordenador do Telecentro do núcleo da Funcarte.

Ainda de acordo com o coordenador, esses conhecimentos adquiridos no curso de introdução a informática repassados gratuitamente são de suma principalmente para os cidadãos que nunca tiveram contato com um computador. “A maioria dos alunos que são formados entram no curso, sem saber nem ligar o computador. É uma satisfação imensa conferir a cada final de curso que cada um deles conseguiu se familiarizar com a navegação pela internet, realizar tarefas básicas como digitação e atividades como criação de pastas, e ainda como utilizar os sistemas operacionais", ressalta o coordenador.

Natal tem hoje sete unidades dos Telecentros, com a finalidade de proporcionar aos cidadãos o acesso a internet de banda larga e inclusão no digital. "Já incluímos mais de 5 mil natalenses no mundo digital. Sabemos que as tecnologias da informação são caminhos sem volta, que tendem somente a ampliar ainda mais os horizontes, por isso investimos firmemente para que o cidadão tenha acesso gratuito em mais esse equipamento público desenvolvido pela Prefeitura do Natal, e que vem contribuindo significativamente para a erradicação da exclusão digital", relata o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

As unidades estão distribuídas nas quatro regiões da cidade:
Telecentro do Conjunto Panatis - Av. Maranguape, 1221 – Conjunto Panatis II, Bairro Potengi; Telecentro do Guarapes - Rua Novo Guarapes s/n, Bairro Guarapes; Telecentro de Mãe Luiza - Rua João XXIII, 1573, Bairro Mãe Luiza; Telecentro de Cidade Nova - Travessa Getúlio Vargas, 452, Bairro Cidade Nova; Telecentro de Lagoa Seca - Av. Alexandrino de Alencar, 908, Bairro Lagoa Seca (Corpo de Bombeiros Região Leste); Telecentro de Neópolis - Av. das Alagoas, 544, Bairro Neópolis; Telecentro da Ribeira - Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira (Funcarte).