Gestantes, hipertensos e diabéticos participam de grupos especiais de atenção à saúde

A população do Bairro Nordeste não precisa recorrer a outros bairros para garantir atendimento médico de qualidade. Na Unidade de Saúde da Família do local, os usuários contam com 04 médicos generalistas, sendo 02 especialistas em Pneumologia e Gastroenterologia, 04 enfermeiros, 08 técnicos de enfermagem, agentes de saúde e dentistas, que atendem mais de 300 pessoas por mês, com mais de 22 procedimentos.

A estrutura também está adequada para garantir a satisfação dos usuários. De acordo com a diretora da unidade, Lucineide Laurentino da Silva, o posto de saúde conta sala de preparo, sala de preventivo, sala de nebulização, consultório odontológico, consultório médico, sala de vacina e curativo e ainda realiza o teste do pezinho.

“Atendemos todos os moradores da área, com demanda aberta, ou seja os pacientes chegam e são atendidos de acordo com suas necessidades, além de serem realizada marcações por agendamento”, explica a diretora.

A unidade de saúde ainda realiza distribuição de leites para crianças até cinco anos de idade, gestantes e pacientes com tuberculose, cadastrados, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 10h.

Outra atividade realizada na unidade é o grupo de Hipertensos e Diabéticos. Funcionando todas as primeiras quartas-feiras do mês com reuniões e palestras, os usuários recebem orientação sobre qualidade de vida. Também são discutidos vários temas, não apenas relacionados à hipertensão e diabete, mas voltados para a violência contra a mulher, Alzheimer, além de equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Natal (DETRAN/RN) para orientar os idosos como se prevenirem contra acidentes no trânsito.

Outro grupo que faz parte das atividades desenvolvidas pela unidade é o grupo voltado para gestantes, todas as quartas-feiras e sextas, a partir das 6 horas das manhã, com acompanhamento pré-natal. As usuários são acompanhadas por uma equipe de agentes de saúde , enfermeiros e médicos que realizam ainda atividades de integração e lazer com a comunidade, com passeios, dicas de consciência ambiental, caminhadas, alongamentos e aulas de dança com educador físico.

Também neste grupo as gestantes participam de palestras com enfermeiras e agentes comunitários, sobre quais os cuidados que devem ter até o nono mês de gestação.

O Programa Estratégia da Família (PSF), completa as ações com as equipes formadas por médicos, enfermeiros e 20 agentes de saúde, que fazem oito visitas domiciliares diariamente, para saber as necessidades dos pacientes que participam do PSF, como está o ambiente familiar, como estão sendo vacinadas as crianças, prevenindo assim vários problemas futuros e levando os diagnósticos realizados nas moradias para a equipe do PSF tomarem as devidas providências.

“Temos que destacar que a unidade conta também com atendimentos psicológicos individuais para usuários e funcionários da unidade, além de atendimento odontológico realizando procedimentos como restauração, abstração, aplicação de flúor, endodontia além de orientação de como cuidar e prevenir doenças dentaria”, destaca a diretora.

Outro projeto realizado pela Unidade de Saúde da Família do bairro Nordeste é o Programa de Saúde nas Escolas Municipais e Estaduais. Uma equipe multidisciplinar faz visitas uma vez por ano em escolas, realizando exames clínicos nas crianças, exames epidemiológicos, avaliação nutricional, avaliação sobre vacinação, higiene bucal com orientação sobre escovação dos dentes e aplicação de flúor e tratamento contra piolhos.

As crianças participantes do Programa de Saúde nas Escolas Municipais e Estaduais que precisem de tratamento dentário são encaminhadas para realizarem os procedimentos na própria unidade no horário das 8 horas às 14 horas.

Serviço:

USF Bairro Nordeste - Rua Alto da Bela Vista, S/N.