O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), irá realizar, na próxima sexta-feira (12), um evento alusivo ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

Através da mobilização dos dez núcleos do PETI, a coordenação do programa organiza uma caminhada, com concentração às 9h na Rua João Pessoa, ao lado das lojas C&A, saindo em direção à Rua Açu, onde será montada uma estrutura ao lado da Catedral Metropolitana. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a existência do trabalho infantil e a necessidade de combatê-lo.

A expectativa é de cerca de 600 participantes entre crianças, adolescentes, adultos e convidados. Ao longo da manhã haverá distribuição de panfletos contra o trabalho infantil e apresentações culturais de flautistas e capoeiristas, além de apresentações teatrais, de puxada de rede e batucada, promovidas pelos Núcleos de Ação Social do PETI.

“É preciso conscientizar as pessoas de que lugar de criança é na escola”, enfatiza Eunice Barbosa, coordenadora do programa. “Através de ações como o Jornada Ampliada, por exemplo, crianças e jovens participam de atividades socioeducativas que irão contribuir para a sua formação cidadã, ao invés de estarem na rua trabalhando”, completa.