O cuidar e o educar de crianças até dois anos de idade, dando condições da formação de sua identidade e autonomia, foram o foco do I Curso para Formação de Educadores de Berçário, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O Curso contou com a participação de 80 educadores, entre professores, coordenadores e gestores dos 10 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) - órgão da Prefeitura responsável pelo atendimento de 215 crianças.

O curso, coordenado pelas professoras Sirleide Silva de Oliveira e Eny Souto Maior, foi elaborado tendo em vista a nova demanda da rede municipal de ensino com a chegada das Creches, que até o ano passado eram de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas).

Por cerca de um mês e meio de trabalho, divididos em encontros semanais, os educadores participaram de aulas ministradas pela equipe do Departamento de Educação Infantil da SME. Durante as aulas foram abordados diversos temas, como a técnica de massagem indiana, shantala e os procedimentos adequados para o cuidado com crianças deficientes, com a professora Rita Limenzo.

Ao longo do curso, os educadores trabalharam a questão do desenvolvimento de atividades que estimulam a afetividade da criança com seus principais processos educativos. “Os educadores tiveram oportunidade de construir suas próprias respostas, de acordo com a realidade vivenciada no cotidiano de cada berçário”, explicou a pedagoga Thaysa Camargo, Chefe do Setor de Ações e Projetos da SME.

A programação do curso contou, também, com palestras que contemplaram temas relevantes para o desenvolvimento das atividades diárias do berçário. Ministradas por uma equipe de profissionais da área da saúde, formada pela neuropediatra Celina Angélica Paiva, a psicóloga Kátia Cristine Araújo, a psicomotricista Aparecida Dias e a enfermeira Paula Fernanda, as palestras abordaram, entre outros temas, estudos da área da psicomotricidade, com ênfase no desenvolvimento de uma rotina voltada para a estimulação das crianças.

Resultados

Para encerrar esse ciclo de formação, ocorreu, na última sexta-feira (05), o Encontro de Formação Continuada para Educadores de Berçário, intitulado “O Educador Infantil diante da criança do berçário: um olhar para além do cuidar”.

O encontro contou com a presença de todos os participantes do curso que, na ocasião, apresentaram os projetos desenvolvidos em cada um dos Cemeis, com os direcionamentos estudados durante todo o período de aprendizagem.

Alguns desses resultados serão apresentados na “Conferência Global sobre Desenvolvimento na Primeira Infância”, que acontecerá na próxima semana, no Rio de Janeiro. A apresentação das experiências construídas em Natal ficará sob a responsabilidade da secretária adjunta de gestão pedagógica, professora Tânia Leiros.