O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promove,  por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), as Pré-conferências da Assistência Social, que foram realizadas nessa terça-feira (09) nas zonas norte e oeste do município e continuam nesta quarta-feira (10), nas zonas leste e sul. O objetivo das pré-conferências é mobilizar população e profissionais da assistência social para levantar questões importantes pertinentes ao assunto em cada uma das quatro regiões administrativas, a fim de levá-las à VII Conferência Municipal de Assistência Social.     
 
As duas pré-conferências de hoje são simultâneas e terão início às 14h. Na zona sul e leste de Natal eles acontecem, respectivamente, na FACEX, localizada no bairro de Capim Macio, e no Instituto Ponte da Vida, no Barro Vermelho.
 
O evento realizado no SEBRAE, na zona oeste do município, contou com a exposição de quatro eixos temáticos: “Processo histórico da participação popular no país: trajetória e significado do controle social na política social e conselho de assistência social e o SUAS, com a presença de Isabelle Costa do conselho do CMAS; “Os usuários e seu lugar político no SUAS e os trabalhadores do sistema em relação ao protagonista da assistência social”, com Deise Oliveira, professora do curso de assistência social da UFRN; “Democracia da gestão do SUAS e entidades de assistência social e o vínculo SUAS”, com Águida Cabral, assistente social da assessoria técnica da SEMTAS; e “Bases para garantir o financiamento da assistência social”, com Breno Dahas, contador da SEMTAS.       
 
A programação do evento seguiu com debates e posterior leitura dos aspectos relevantes suscitados, além de escolha dos delegados para representar a zona oeste na VII Conferência Municipal de Assistência Social.