Com o objetivo de divulgar as ações dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda junto à população, principalmente em situação de desemprego, e junto às entidades formadoras de mão-de-obra em nível técnico e superior, a Prefeitura ddo Natal vai realizar nos dias 16 e 17 de maio, a 1ª Feira de Emprego, Trabalho e Renda.

Executada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), a feira será realizada no Centro Público da Cidade Alta, na Praça Padre João Maria, 78 e será aberta às 9h do dia 16 de maio, com uma apresentação cultural.

Micaele Melo, diretora do Departamento de Incentivo às Ações para o Trabalho (DIAT), explica que a Feira de Emprego, Trabalho e Renda reunirá mais de 1 mil trabalhadores promovendo a interação entre empregador e trabalhador; divulgando os serviços dos Centros Públicos, fortalecendo as parcerias e captando novos parceiros no âmbito público e privado.

“O evento também será momento para os trabalhadores participarem de palestras, oficinas e orientações sobre as mais diversas situações do mundo do trabalho. Haverá também sorteio de brindes, sala para realização de exames de saúde, manicure e beleza”, destaca a diretora do DIAT.

A Feira é mais uma ação da Prefeitura do Natal no sentido de facilitar o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho. A prioridade do Departamento de Qualificação Profissional (DPQ) da Semtas para esse ano de 2011 é oferecer ainda mais serviços de qualificação profissional a população de Natal.

“Ao longo deste ano de 2011, iremos ofertar 800 turmas de cursos profissionalizantes, com média de 20 alunos cada, beneficiando um total de 16 mil pessoas nas áreas de Turismo, Administração, Alimentação, Artesanato, Beleza e Estética, Educação, Informática, Reciclagem e Serviços, nas unidades das Casas dos Ofícios, Centros Públicos e comunidades, além das sete unidades dos Telecentros”, afirma Socorro Costa, diretora do Departamento de Qualificação Profissional.

No ano de 2010, a Semtas qualificou 16.583 pessoas. Somente nos Centros Públicos, foram registradas um total de 1870 pessoas beneficiadas em cursos de qualificação profissional. No que tange a inserção no mercado de trabalho, os Centros Públicos, em 2010, ofereceram mais de 4 mil vagas de empregos, e mais de 10 mil pessoas foram encaminhadas às empresas para entrevistas. Mais de 1.200 foram contratadas no mercado formal, com carteira assinada. São mais de 58.186 trabalhadores cadastrados nas duas Unidades de Centro Público de Natal.

Sobre o Centro Público

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda é um órgão dedicado a capacitar o trabalhador a atuar em sintonia com o mercado de trabalho. Dessa forma, o Centro oferece cursos gratuitos de capacitação e atualização profissional. São duas unidades: a unidade I funciona na Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim. Fone: 3232-4202. A unidade II funciona na Praça Padre João Maria, 78 – Cidade Alta. Fone: 3232-4190.

Programação da Feira:

1º Dia - 16 de maio
8h - Credenciamento
9h - Abertura
9h30 - Realização de palestras e oficinas de
Cabelo
- Palestras:
* Empregabilidade;
* Como se comportar em uma entrevista de emprego;
*Empreendedorismo pessoal
e profissional;
* Dicas de como falar em público
9h30 - Atendimentos