Qualificar 306 mil profissionais do trade turístico até 2013. É esse o objetivo do projeto “Bem receber Copa”, lançado nesta manhã, no Hotel Pirâmide, pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, e que contou com a participação da prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal ressaltou as potencialidades turísticas do município, lembrando a proximidade de Natal com os Estados Unidos, África e Europa, além de aludir à qualidade dos serviços hoteleiros da capital. “Nos últimos dois anos, vi Natal ganhar o (prêmio) Melhor Destino Turístico do Brasil. Terei que ampliar o meu gabinete para caber mais troféus”, brincou a prefeita.

Ela disse ainda que o município já formou 21 mil pessoas na prestação de serviços na atual gestão e colocou a infraestrutura da Prefeitura à disposição das entidades que compõem o Conselho Nacional de Turismo, no sentido de colaborar na qualificação profissional para a Copa 2014. “Queremos unir esforços com o Governo Federal e o Governo do Estado para que possamos fazer uma grande Copa”, sublinhou.

Iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o projeto “Bem receber Copa” pretende qualificar 306 mil profissionais do trade turístico no país até 2013, nas 12 cidades-sede da Copa 2014 e nos demais destinos turísticos do país, totalizando 65 destinos. Para o Rio Grande do Norte, estão sendo ofertadas 3.203 vagas, a um custo de R$ 3,8 milhões. Os cursos são gratuitos e realizados à distância ou em caráter presencial e semipresencial. Visa qualificar profissionais nos meios de hospedagem, locadoras de automóveis, agências e operadoras, setor de alimentação, receptivo aeroporto, negócios e eventos.

Conforme o ministro Pedro Novais, o Ministério do Turismo faz parte do Comitê Executivo da Copa do Mundo, que segundo ele, será o maior evento turístico em todos os tempos no Brasil. “A imagem que temos de dar ao turista estrangeiro tem que ser excepcional. A hospitalidade brasileira tem que ser multiplicada”, reforçou Pedro Novais. O Ministério do Turismo estima que em 2014 circularão oito milhões de turistas pelo Brasil, entre nacionais e estrangeiros.

Por seu turno, a governadora Rosalba Ciarlini lembrou à prefeita Micarla de Sousa que o Governo do Estado e a Prefeitura precisam unir esforços para a realização da Copa em Natal. Na solenidade, o deputado federal Henrique Alves entregou à governadora o edital do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Participaram ainda do lançamento do projeto o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi; o secretário nacional de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins; secretário estadual de Turismo, Ramzi Elali; secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tertuliano Pinheiro, entidades e profissionais vinculados ao trade turístico potiguar.