Na tarde desta quarta-feira (11), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, se reuniu com auxiliares do primeiro escalão e representantes de todas as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demonstrou confiança em sua equipe, além de delegar força tarefa no combate à Dengue. Além disso, a prefeita também determinou que o coordenador do Núcleo de Políticas Prioritárias e chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, esteja mais próximo da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, que responde interinamente pela pasta da Saúde.

A Prefeitura do Natal, por meio da SMS, está assumindo e dando continuidade a todas as ações implementadas para o combate a dengue na capital. Na ocasião, a equipe da Secretaria, juntamente com os secretários, definiram as medidas que garantem a continuidade das ações do Plano Municipal de Contingência para enfrentamento de epidemia de Dengue. Na ocasião, Micarla de Sousa reafirmou o seu compromisso com a população de Natal e a confiança na equipe. “Vou fazer tudo para que vocês tenham as condições necessárias para cumprir com a missão de salvar vidas.Acredito e confio no potencial da minha equipe e tenho a certeza de que seremos vitoriosos”, ressaltou a prefeita.

Ao atender o pedido da chefe do Executivo Municipal para assumir a SMS como secretária interina, Maria do Perpétuo Nogueira, enfatizou o seu compromisso com a gestão. “Nós estamos dispostos a contribuir em tudo que estiver ao nosso alcance e faremos ainda mais do que já fazíamos pela saúde. A confiança que está sendo depositada em nossa equipe, com certeza trará resultados positivos e iremos vencer mais esta batalha”, disse.

Para a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Cristiana Souto, este momento de integração entre a equipe é singular. “Para nós que somos apaixonados pela saúde pública, este é um momento ímpar. Estou há 23 anos trabalhando na área e, agora mais do nunca, tenho a certeza de que vamos trabalhar para reverter a situação”, pontua Cristiana.

Com a recisão do contrato com o Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração (ITCI), a estrutura montada pela organização social será mantida e as ações de atenção básica serão fortalecidas pela SMS. De acordo com a secretária interina de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, o atendimento no Centro de Hidratação será mantido com a mesma estrutura e a mesma equipe médica. “Os médicos foram contratados pela Cooperativa dos Médicos (Coopmed) e em reunião na manhã de hoje com a cooperativa foi acordado que vamos manter a escala”, explicou a secretária interina.

Além disso, a Prefeitura do Natal também irá realizar um contrato temporário com os 150 agentes de endemias que haviam sido contratados pela empresa visando a manutenção do serviço. Em relação aos agentes de endemias em greve, a expectativa é de que estes retornem ao trabalho já que havia a promessa de retorno caso o contrato com a ITCI fosse cancelado.

A partir de amanhã, a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Controladoria Geral do Município (CGM) estarão atuando internamente na SMS para dar mais celeridade aos processos de ordem jurídica e de controle.

Participaram da reunião, o chefe do Gabinete Civil e coordenador do Núcleo de Políticas Prioritárias, Kalazans Bezerra; o coordenador do Núcleo de Gestão e Finanças, Carlos Von Sohsten; o secretário municipal de Planejamento, Antônio Luna; o secretário municipal de Comunicação, Jean Valério; e o Procurador Geral do Município, Bruno Macedo.