Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe. Os usuários do Ambulatório Médico Especializado (AME) têm até a próxima sexta-feira, dia 13, para tomar a dose da vacina, que protege também contra o vírus H1N1.
Nas três unidades ambulatoriais, idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde têm prioridade no posto de imunização. “Foram montados mais de um local de aplicação da vacina dentro das unidades. O procedimento é rápido e está sendo realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros”, explica a gerente de enfermagem do AME Nova Natal, Clea Fernandes.
A dose oferecida é uma combinação de três vacinas e protege inclusive contra o H1N1, da Gripe A. Também foram disponibilizadas todas as vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde para atualização do cartão de vacina. Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 09, 13.943.804 pessoas haviam sido vacinadas. O número representa pouco mais da metade da meta do governo, que quer imunizar cerca de 30 milhões de brasileiros.
Até o dia 13 de maio, todas as unidades do AME irão disponibilizar a vacina para o grupo de risco, sempre das 08 às 17 horas. Em Natal, a meta é imunizar 111.928 pessoas.