O Núcleo de Artes Visuais da A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), promove nos dias 18, 19 e 20 de maio, a oficina de stencil e graffiti. O curso, ministrado pelo artista grafiteiro Pedro Ivo, acontece será realizado na sede da Funcarte.
O estêncil, também conhecido como stencil, é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração por meio de tinta, aerossol, de corte ou perfuração em papel. A técnica permite usar diversos materiais, como papelão, cartolina, transparência ou qualquer outro material flexível. O estêncil pode ser utilizado para imprimi imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.
A oficina de stencil tem como intuito aproximar a sociedade e a arte num movimento construtivo e gradual. Para artista grafiteiro, Pedro Ivo, o contato dos jovens da cidade com as novas formas de aplicação de artes, mídias e culturas contribui para a construção de novo cenário utilizando a arte como aplicativo educacional e de cidadania para jovens e adultos.
Na oportunidade serão abordadas todas as etapas necessárias para fazer um estêncil, além dos materiais usados para pintar. Uma das vantagens da técnica é que não precisa ser um excelente pintou ou desenhista para começar a utilizar a técnica para fazer pinturas.
O curso é destinado para maiores de 16 anos, devido os cuidados com o manuseio dos materiais. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de maio no Núcleo de Artes Visuais da Funcarte, das 8h às 14h. Informações pelo telefone 32324599.
O curso faz parte das ações da programação comemorativa ao Dia do Artista Plástico. O evento tem como objetivo principal tirar a arte do lugar comum, as galerias e museus, trazendo a arte para mais perto do público e transformando a arte em um objeto comum integrado a cidade e o cotidiano.
Nesta quarta-feira a programação segue com a segunda aula do Curso de Arte Naif. Os interessados podem participar do curso que tem início às 14h na Funcarte, localizada na Av. Câmara Cascudo – 434-centro.