Dando continuidade ao programa de educação ambiental “Semurb nas Comunidades” em Mãe Luiza, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve presente na manhã desta quarta-feira, dia 20, na Escola Municipal Antonio Campos, para ministrar uma palestra sobre lixo e meio ambiente para as turmas do 5° ano A e B da escola. A palestra tinha como proposta conscientizar as crianças sobre os danos causados pelo acúmulo de lixo e a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

“A palestra que estamos realizando hoje é uma das várias atividades que a Semurb vem desenvolvendo na comunidade de Mãe Luiza, em várias escolas do bairro”, ressaltou a técnica em controle ambiental da secretaria, Janaína Rocha.

Os alunos assistiram um vídeo de animação, que mostrava de maneira estimulante e atrativa os personagens envolvidos em problemas do despejo inadequado do lixo, o seu acúmulo como gerador de problemas ambientais e, por fim, as soluções encontradas por meio da reciclagem e do desenvolvimento sustentável. Em seguida, as crianças fizeram desenhos sobre o que foi ensinado.

O aluno Mateus Oliveira, de 9 anos, considera “muito importante a gente aprender a reciclar o lixo, a não jogar o lixo na rua, assim nós evitamos o surgimento de doenças e preservamos o meio ambiente”, diz. Segundo a professora de uma das turmas, Ana Lidia, “a palestra reforça a nossa proposta sobre educação ambiental, que estamos desenvolvendo em nossa escola. Com isso, as crianças podem contar a seus pais o que aprenderam aqui”, afirma.

A diretora da escola, Verônica Bezerra, informa que este tema vem sendo trabalhado constantemente na escola. “A comunidade de Mãe Luiza precisa se conscientizar de que o bairro está inserido em uma área de grande valor ambiental. A ação de promover a educação ambiental desenvolvida pela Semurb e Prefeitura é muito importante” revela.