O Telecentro Comunitário de Neópolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), encerra nesta quinta-feira (14) mais duas turmas do curso de qualificação profissional, referência de qualidade em todo Brasil, iniciação à computação: o “ABC da Informática”. A entrega dos diplomas aos 29 alunos será realizada, às 15h, no próprio Telecentro em Neópolis.
Os formandos tiveram dois meses de aulas gratuitas e aprenderam a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. “O curso teve como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno recebeu material didático completo para complementar os estudos”, afirma o secretário da Semtas, Alcedo Borges.
Desde a inauguração dos Telecentros, já foram realizados inúmeros cursos de 'ABC da Informática', com carga horária de 32hs e certificado de conclusão. Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrange as sete unidades. “Já são 1.369 alunos concluintes. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para a inclusão digital de tantos cidadãos, e ainda abrindo mais uma porta para o mercado de trabalho para cada um deles. Na última segunda-feira (11) formamos mais 40 alunos no Telecentro da Funcarte”, diz o secretário.
Centenas de natalenses se beneficiam com as lan houses gratuitas. “Já incluímos mais de 5 mil pessoas no mundo digital. Contabilizamos também mais de 250 acessos diários nos nossos computadores. Ficamos satisfeitos em saber que essa é mais uma conquista da Semtas em prol dos cidadãos que mais precisam”, afirma Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros.