O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor Procona Natal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), da Prefeitura Municipal do Natal, divulgou na sexta-feira (08/04) pesquisa de pescado para a Semana Santa, constatando aumento médio de 8,9%, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos supermercados e hipermercados o aumento foi maior (média de 12,0%) do que no Mercado do Peixe, do Canto do Mangue (média de 5,5%).
A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de março de 2011 (quarta e quinta-feira) com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período e também para informar ao consumidor sobre eventuais diferenças de preços.

O Procon Natal pesquisou doze tipos de peixes em dez supermercados e hipermercados, seis boxes do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue – Rocas, e uma peixaria em Lagoa Seca. Os pescados pesquisados foram: arabaiana, atum, cavala, cioba, cavalinha, castanha, corvina, dentão, dourado, filé de merluza, serra e tainha. Na próxima semana divulgaremos a segunda rodada da pesquisa, incluindo preços de bacalhau.

Diferença de preços chegam a mais de 100%

As diferenças de preços entre o Mercado do Peixe e os supermercados/hipermercados chegam a mais de 100%, como é o caso do atum em posta que custa de R$ 10,00 a R$ 12,00 no Canto do Mangue, e nos supermercados chega a custar R$ 21,39. A cavala em posta custa cerca de R$ 12,00 no Canto do Mangue, contra R$ 27,37 nos supermercados.

Confira tabelas