O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), voltado para pessoas que convivem com HIV/Aids, o primeiro da Prefeitura do Natal, foi inaugurado no final da tarde desta sexta-feira (8) pela prefeita Micarla de Sousa e funcionará dentro da Policlínica José Carlos Passos, na Ribeira.

“Este é um serviço de grande importância para nossa cidade, pois estamos proporcionando a estas pessoas uma vida digna. Nossa intenção é que até o final do ano outros dois SAEs deste tipo sejam criados em Natal”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

De acordo com Wilson Dantas Sobrinho, coordenador do Programa de DST/Aids, da SMS, os novos SAEs deverão ser instalados na Policlínica de Neópolis e outro na zona Norte.

“Além de criar um espaço para o atendimento ambulatorial e acolhimento com profissionais especializados, também estamos desenvolvendo ações em vários setores da cidade, em eventos da Prefeitura do Natal, como a Blitz Cidadã, promovendo a conscientização da sociedade, fazendo testes”, informou o secretário municipal de Saúde (SMS), Thiago Trindade.

“Teremos aqui uma demanda mensal de 58 novos casos positivos para o HIV”, informou a médica coordenadora do SAE, Thaise Cristine Fernandes Galvão, dizendo que a capital potiguar ainda não dispunha de uma sede própria para realização deste serviço, antes feito pelo Hospital Giselda Trigueiro, estabelecimento de saúde que será a referência do SAE para os casos que necessitarem de internamento.

Equipe multidisciplinar

O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por clínico geral especializado em HIV/Aids, enfermeira, psicóloga, assistente social e farmacêutica, que atuam numa estrutura composta de sala de acolhimento, ambulatório e farmácia com os medicamentos necessários para as pessoas que convivem com o vírus.