Unir saúde e educação, trabalhando temas de promoção à saúde de forma prática e interdisciplinar. Na última quinta-feira (07), as três vigilâncias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de natal (SMS) somaram esforços para a realização de um dia de reflexão dentro do ambiente escolar e discutiram temas como cuidados com alimentação, meio ambiente, prevenção à dengue e saúde reprodutiva e sexual com estudantes da Escola Municipal Santos Reis.

Aproveitando a proximidade da Semana Santa, o setor de Vigilância Sanitária deu início à programação com palestra sobre os cuidados na escolha de alimentos, enfatizando a compra de pescados. Os estudantes receberam orientações sobre características que mostram se o produto está adequado ou não para o consumo e as consequências da falta de informação. Logo após, também foi realizada uma palestra que descreveu todo o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e como evitar sua proliferação.

“Agora quando minha mãe for à feira sempre vou com ela, porque se comprarmos um peixe que não está bom para ser comido, podemos ficar doentes por falta de atenção. Vou ensinar tudo para ela, porque é muito fácil perceber quando o peixe está fresco, ele tem os olhos mais brilhantes e o corpo mais duro e as escamas não saem tão fácil com o toque”, explicou o estudante Ivan Oliveira, de 14 anos.

À Vigilância Epidemiológica coube a organização de debates sobre transmissão e prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e de esclarecimentos com os jovens sobre o uso e importância de métodos contraceptivos. Além disso, foi disponibilizada a aplicação de vacinas contra Tétano e Hepatite B na escola.

“Isso que o pessoal da SMS está fazendo na escola é muito importante, porque está estimulando todo mundo a se cuidar não somente para prevenir doenças, mas para viver melhor. Eu já tinha conhecimento de muita coisa, mas nunca tinha conversando com ninguém tão explicadinho como eles fizeram aqui sobre o uso da camisinha, por exemplo. E quando você tem todas as informações, fica mais seguro para fazer escolhas”, destacou a estudante Nathalia Alves de Melo, de 14 anos.

Durante o evento, o setor de Vigilância Ambiental fez a doação de depósitos caracterizados para a realização da separação do lixo na escola. A ideia surgiu após uma palestra realizada com os alunos no início da semana sobre os cuidados com armazenamento e eliminação do lixo no começo da semana.

“Fizemos toda uma explanação sobre a importância da reciclagem na palestra, mas queríamos que essas informações estivessem mais próximas do cotidiano deles e então trouxemos o material, para que os alunos lembrem de separar o lixo todos os dias. E no intervalo já percebemos essa preocupação dos alunos”, destacou a chefe do setor de Vigilância Ambiental Liene Medeiros.