Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura e prevenção do câncer, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) promoveu nesta sexta-feira, 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma manhã de exames laboratoriais utilizados no diagnóstico da doença com os servidores do nível central.


A iniciativa, desenvolvida a partir de uma parceria com o Hospital do Coração e intitulada “Amigos do coração e da sua Vida”, teve como objetivo proporcionar momentos de lazer e cuidados a quem se dedica direta ou indiretamente no cuidado diário da saúde dos natalenses.


A realização de exames começou às 8h, no auditório da SMS. Logo após, foi oferecido um café da manhã, com brincadeiras e sorteio de brindes para os participantes. Durante o evento, também foram dadas dicas de alimentação saudável, com profissionais da empresa de suplementos alimentares Enteral Nutrition.


Para as mulheres, foram disponibilizadas dosagens de marcadores de câncer de ovário e de mama (CeA125 e CA 15-3). Para os homens, foram oferecidos os exames o de PSA Total e Livre, usados no rastreamento de câncer de próstata. Além disso, todos os servidores também puderam fazer dosagens bioquímicas de rotina, como glicose, colesterol, triglicérides, uréia e ácido úrico; e hormonais como TSH, T4 e T3, importantes para o diagnóstico de problemas na tireóide, para um check up geral da saúde.


“O intuito foi levar o atendimento para dentro da rotina de trabalho do servidor, que é muito corrida, e dar a oportunidade dele saber como está a sua saúde, despertar para a prevenção e evitar conseqüências mais graves. Já que quando o câncer é detectado nos estágios iniciais, ele geralmente pode ser tratado antes de disseminar-se”, explica a bioquímica Magda Fabiana Dantas, responsável pelo setor de análises clínicas da SMS e uma das organizadoras do evento.


A estagiária da coordenação da Estratégia de Saúde da Família, Juliana Carvalho, destacou a comodidade gerada ao profissional pelo fato do atendimento ir até o local de trabalho dele. “Foi uma excelente iniciativa porque traz facilidade para quem não tem tempo de sair ou muitas vezes não conhece a importância de estar fazendo esses exames. É algo que com certeza deve ser repetido”, diz.


O assessor jurídico da SMS, Rogério de Oliveira, também aprovou a idéia. “É muito interessante essa preocupação com a qualidade de vida do servidor. Já vemos isso no setor privado, em que faz parte da política de algumas empresas e falta um pouco disso no setor público. Isso reflete num maior rendimento do profissional”, colocou.


Os resultados dos exames serão entregues no dia 25 de abril, no auditório da SMS. No caso de alterações, os servidores serão encaminhados para consultas no Hospital do Coração.