A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o I Encontro de Conselheiros Escolares 2011, com o tema Conselho Escolar na Gestão Democrática nessa sexta-feira (08). O evento ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a participação do secretário municipal de Educação, Walter Fonseca e do promotor de justiça da Educação, Raimundo Sílvio.

O secretário Walter Fonseca, fez a abertura do encontro e conversou com os conselheiros das escolas municipais, gestores, professores, funcionários e pais de alunos. “Peço a confiança de vocês. Espero conquistá-los e de mãos dadas possamos ter respostas, não somente ao Ministério Público, mas respostas para os professores, pais, membros dos conselhos, e principalmente as crianças do Natal e a Educação do Brasil”, ressaltou Fonseca.

O objetivo do encontro, segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Jeane Lopes da Silva, foi orientar os conselheiros das escolas para a eleição dos membros que irão compor o colegiado no triênio 2011-2013, em 71 unidades de ensino da rede. "A SME vem realizando uma gestão democrática, acreditando que, coletivamente, há mais chance de se encontrar caminhos para que a escola cumpra o papel social, atendendo assim às expectativas da sociedade", disse.

O promotor de justiça da Educação, Raimundo Sílvio, ministrou a palestra sobre o Conselho Escolar na Gestão Democrática e afirmou que o trabalho com a Educação nunca é concluído, é um desafio diário, e hoje tem uma variável extremamente delicada que é imprevisível. “Estamos aqui na tentativa de mobilizar a família e a comunidade, para que possam participar da escola. Queremos conversar com os pais e mostrarmos como é importante unirmos forças para discutirmos os problemas das escolas”, afirmou o representante do MP.

Durante o encontro ocorreu à apresentação da comissão que vai coordenar o processo eleitoral de conselheiros escolares das unidades de ensino de Natal para o triênio 2011-2013. Participam da comissão: os assessores do DGE, Débora Albuquerque Pires, Éden Ernesto da Silva Lemos, Letácio Fonseca do Nascimento e Maria de Fátima Cunha Marques, a assessora jurídica da SME, Denise da Mata Oliveira Prado, a coordenadora do DGE, Hildea Carine de Souza Medeiros e a presidente desta comissão, Jeane Lopes da Silva.