A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel), participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal, hoje pela manhã. Com o tema “Juventude e Transversalidade das Políticas Públicas”, o plenário contou com a participação expressiva de entidades representativas da sociedade voltadas aos diretos dos jovens e adolescentes.

A mesa, presidida pela vereadora Julia Arruda, contou com a presença do secretário municipal de Esporte, Rodrigo Cintra; secretário municipal adjunto da Juventude; Bruno Anderson; secretário estadual adjunto da Juventude, Jacó Jácome; vice-presidente da Capitania das Artes (Funcarte), Camila Cascudo; coordenadora do programa Canto Jovem, Jenair Alves; representantes das secretarias de Segurança e de Trabalho e Assistência Social, Francisco Gama e Socorro Costa, além do vereador Ney Lopes Junior.

Após a abertura realizada pelos vereadores Julia Arruda e Ney Lopes Junior, o secretário Rodrigo Cintra foi convidado a apresentar propostas e políticas esportivas em benefício da juventude natalense. “Nessas primeiras semanas à frente da Sejel, estamos realizando visitas técnicas aos centros esportivos comunitários, diagnosticando os problemas e discutindo as intervenções possíveis. Precisamos pensar o esporte, não apenas como forma de entretenimento, mas como política de inclusão social para a juventude. O esporte como ferramenta de formação de atletas, mas também de cidadãos prontos para contribuir com a sociedade”, afirmou.
Rodrigo Cintra destacou que está buscando recursos do governo federal para a implementação de cursos de capacitação destinado aos jovens em diversas áreas, inclusive cursos de língua estrangeira. A iniciativa não visa apenas o preparo para receber a Copa, mas sim para melhorias ao currículo dos jovens, que estarão aptos a atuar em outros eventos nacionais e internacionais ao término do Mundial.

O secretário de esportes do município informou que Natal está concorrendo ao posto de cidade de aclimatação dos países que virão para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “Caso sejamos escolhidos, estaremos recebendo delegações do mundo inteiro, a partir de 2015, o que proporcionará o incremento expressivo do turismo. A ideia é fazer com que esses turistas voltem a Natal, movimentando constantemente a nossa economia”, disse.

Rodrigo Cintra garantiu que as obras em Natal para a Copa de 2014 estão dentro do cronograma avaliado pela FIFA e que continuará visitando os centros desportivos da cidade e realizando viagens em busca de recursos para os projetos a serem executados para a Copa. Para finalizar, Cintra reafirmou o compromisso de promover melhorias à cidade. “Morei em vários cantos do Brasil, mas estou encantado com Natal e aqui pretendo ficar e, se a minha competência permitir, trabalhar e ficar até os últimos dias da minha vida”, finalizou.

Em seguida, o secretário municipal adjunto da Juventude, Bruno Anderson, descreveu os projetos que serão executados pela Sejel em prol dos jovens e adolescentes, como a reativação e criação de grêmios estudantis, criação de rádios escolares no ensino público e da caravana da juventude, que levará estudantes para atividades culturais e esportivos em diversos bairros de Natal.

Os vereadores Ney Lopes Jr. e Julia Arruda destacaram a importância de se realizar um trabalho conjunto para o desenvolvimento de programas voltados aos jovens, interligando o trabalho do legislativo com o executivo municipal.