A Secretaria Municipal de Educação promove nesta sexta-feira (08), das 8 às 11 horas, o I Encontro de Conselheiros Escolares. O evento acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), tendo como público alvo conselheiros das escolas municipais, gestores, professores, alunos, funcionários e pais.

O objetivo do encontro, segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Jeane Lopes da Silva, é orientar os conselheiros das escolas para a eleição dos membros que irão compor o colegiado no triênio 2011-2013, em 71 unidades de ensino da rede. "A SME vem realizando uma gestão democrática, acreditando que, coletivamente, há mais chances de se encontrar caminhos para que a escola cumpra o papel social, atendendo assim às expectativas da sociedade", destaca Jeane Lopes.

De acordo com a diretora do DGE, na gestão democrática do ensino municipal, o gestor é um articulador da unidade de ensino e o Conselho Escolar tem papel fundamental à medida em que garante a participação de todos, possibilitando que família e educadores atuem juntos na melhoria do atendimento escolar e consequentemente na qualidade do ensino.

Programação:

8h - Abertura com o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca

8h30 - O Conselho Escolar na Gestão Democrática
Palestrante: Raimundo Sílvio - promotor de Justiça da Educação

8h50 - Apresentação da comissão que vai coordenar o processo eleitoral de conselheiros escolares das unidades de ensino de Natal para o triênio 2011/2013.

9h - Esclarecimento sobre o processo democrático (eleição)

9h50 - Debate

11h - Encaminhamentos