Prefeita Micarla de Sousa determinou prioridade para PAC Copa de 2014, Programa de Creches (CMEIs), Programa de Ames e Upas, Programa de Regularização Fundiária e Meio Ambiente.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, se reuniu durante esta sexta-feira (25), com auxiliares de primeiro escalão da administração direta e indireta do Executivo Municipal. Visando traçar o plano de ação dos núcleos estratégicos com foco na gestão por resultados, Micarla cobrou o acompanhamento contínuo dos projetos de cada secretaria e a integração entre os núcleos. A adequação dos projetos prioritários à realidade financeira do município é o principal objetivo a ser alcançado, focando as ações em cinco áreas estratégicas: PAC Copa de 2014, Programa de Creches (CMEIs), Programa de Ames e Upas, Programa de Regularização Fundiária e Meio Ambiente.

Para Micarla, o intercâmbio de conhecimento entre os secretários tornou a reunião proveitosa. “Acho muito importante a realização destas reuniões porque mostra a integração e comprometimento de todos os secretários. Desta forma, eles passam a ter conhecimento e entender das principais questões de cada área”, pontuou Micarla de Sousa, que durante a reunião também tratou de assuntos como a redução dos custos da máquina pública e a captação de recursos em parceria com o Governo Federal. “Nosso desafio é fazer bem feito. Selecionar, focar e executar com excelência os projetos que temos pela frente. Ao mesmo tempo, teremos que cortar o que não for prioridade, para manter a demanda mais importante”, disse Micarla.

O secretário Kalazans Bezerra, que coordena o Núcleo Estratégico de Políticas Prioritárias, envolvendo a saúde e a educação, apresentou detalhes sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de educação e saúde. Sobre a educação, além de absorver mais 12 creches oriundas do Meios até o final deste ano, a Secretaria Municipal de Educação está envolvida com o projeto Pró-Infância, que irá ampliar a rede municipal de educação e deve colocar mais 2.500 crianças na sala de aula. A primeira etapa do projeto contempla a construção de seis CMEIs do tipo B e, para a segunda etapa, mais oito CMEIs, sendo quatro do tipo B e quatro do tipo C.

SAÚDE

Já na saúde, o secretário apresentou os projetos de construção de mais duas UPAs 24 horas (Unidades de Pronto Atendimento) e duas AMEs (Ambulatório Médico Especializado), além do aperfeiçoamento da rede básica de saúde. A Prefeitura do Natal tem o objetivo de implantar uma AME por distrito sanitário no município e com a construção das mais duas, a cidade estará totalmente abastecida. O prazo de conclusão da AME de Felipe Camarão é maio de 2011 e deve atender 13 mil pessoas / mês. Já a AME de Igapó, prevista para julho 2011, terá demanda mensal de 11 mil atendimentos.

Buscando serviço de excelência na urgência e emergência, está prevista para ser concluída em abril de 2011, a UPA da Cidade da Esperança que tem capacidade diária de atendimento de 450 usuários, podendo chegar a 700. “Enquanto o maior hospital do Estado, o Walfredo Gurgel, atende 400 pacientes dia, nós vamos ter a capacidade de atender 1.200 pacientes diários em duas UPAs, sendo 500 na UPA do Pajuçara e 700 na UPA Cidade da Esperança, que será inaugurada em breve”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

ORDENAMENTO

O Núcleo Estratégico de Ordenamento Urbano, coordenado pelo secretário Sérgio Pinheiro, apresentou como prioridade a prestação dos serviços públicos, além de intervenções públicas e obras prioritárias dentro dos objetivos estratégicos de Natal na Copa, que inclui a relocação de favelas, regularização fundiária, obras do Pró-Transporte e do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

COPA 2014

O titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Sejel/Secopa), Rodrigo Cintra, solicitou a cooperação de todas as secretarias para os projetos relacionados a Copa do Mundo. “Temos a possibilidade de fazer uma Copa ímpar e ela será um momento alavancador para o progresso da cidade”, enfatizou Rodrigo Cintra. O secretário reforçou que a Sejel/Secopa possui dois projetos de gestão integrada para a Copa do Mundo, que incluem 41 compromissos contratuais, e um projeto de intervenção física. Além destes projetos relacionados a Copa do Mundo, foram apresentadas ainda, as ações de desporto educacional, lazer e qualidade de vida.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A frente da coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Social, a secretária Rosy de Sousa expôs metas para 2011. Na parte de defesa social, um dos principais pontos é elaboração do plano de segurança para a Copa de 2014, que compreende prevenção e monitoramento. Na área do Turismo as principais metas incluem a implantação e a execução do Prodetur, que envolve a qualificação profissional e a reestruturação da orla, com investimento de 77 milhões de solares. Além do fomento da mídia espontânea visando à promoção turística de Natal e aumento do turístico nacional e internacional.

FINANÇAS

Na parte de finanças, o secretário Carlos Von Sosten apresentou a necessidade de manter-se alerta no trabalho de redução de despesas e otimização de investimentos. Além disso,como principal objetivo, destaca a busca por novas receitas. “Precisaremos cortar projetos e atividades que não sejam o foco. Vamos ampliar nossas fontes de arrecadação. Agir de forma integrada e tornar mais eficazes os investimentos da Prefeitura”, destacou Carlos.

REUNIAO

Participaram da reunião, o vice-prefeito, Paulinho Freire; secretários do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra; de Planejamento, Antonio Luna; de Comunicação Social, Jean Valério; de Administração, Vagner Araújo; de Tributação, André Macedo; de Trabalho e Assistência Social, Alcêdo Borges; da Mulher, Rosy de Sousa; de Segurança e Defesa Social, Carlos Paiva; de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé; de Serviços Urbanos, Cláudio Porpino; de Obras Públicas e Infraestrutura, Dâmocles Trinta; de Educação, Walter Fonseca; de Saúde, Thiago Trindade; de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Paulo Roberto Menezes; de Esporte, Lazer e da Juventude e da Copa 2014, Rodrigo Cintra; de Relações Institucionais, Sérgio Pinheiro; de Meio Ambiente e Urbanismo, Bosco Afonso; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tertuliano Pinheiro; o presidente da Urbana, Luiz Almir; a controladora Geral do Município, Regina Mota; o procurador Geral do Município, Bruno Macedo;o presidente do Instituto de Previdência, Sylvio Eugênio, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Roberto Lima; o ouvidor Geral do Município, Carlos Von Sosten; o diretor-presidente da Arsban, Aristotelino Medeiros; o diretor-presidente da Alimentar, Ronaldo Filho e o diretor geral do Procon Municipal, Lailson Vieira. O Poder Legislativo também foi representado na reunião, por meio da presença do presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins, e vereador Dinarte Torres.



--