Representantes de dez das doze cidades-sedes da Copa 2014 no Brasil estiveram reunidos durante todo o dia de ontem (22/03), em Belo Horizonte/MG, com o objetivo de potencializar a organização das ações em rede, de modo a padronizar as atividades e experiências desenvolvidas. A Prefeitura do Natal esteve representada pelo titular da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer e Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel), Rodrigo Cintra, que apresentou o projeto da capital potiguar para receber o maior evento de futebol do mundo.

Os assuntos que tiveram maior destaque na pauta do encontro foram: cooperação entre cidades e estados, transporte público, situação dos aeroportos e portos, segurança, captação de voluntários e utilização de verbas públicas e privadas para o evento.

Na oportunidade, os representantes das cidades-sedes elaboraram um documento que sugere ao ministro do Esporte, Orlando Silva, a criação de uma câmara temática específica para tratar de assuntos relacionados a portos e aeroportos. A câmara deverá contar com representação dos estados e municípios, Infraero, secretarias especiais de portos e Governo Federal, visando o monitoramento das obras relativas ao tema.

Além disso, foi criada uma comissão intitulada “G4”, composta por Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, pela qual os quatro coordenadores gerais das respectivas sedes se dispuseram a elaborar diretrizes de ações e eventos pertinentes ao grupo gestor, com a criação de um calendário de intervenções, missões e ações.

De acordo com Rodrigo Cintra, esse encontro foi um marco na organização da Copa 2014. “Esta foi uma grande oportunidade para alinharmos nossas ideias e discutirmos as necessidades comuns. Pudemos trocar experiências para a solução de problemas encontrados e possibilitamos uma maior aproximação de todos os gestores responsáveis por articular as atividades, de forma mais uniforme e conjunta”, afirmou.

A reunião foi aberta às 9h, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e contou, além de Natal e da cidade anfitriã, Belo Horizonte, com representantes de Porto Alegre, Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Manaus. As delegações de Fortaleza e Curitiba não puderam comparecer.

FIMBA aprova mobilidade urbana de Natal

Os diretores da Federação Internacional de Basquetebol Máster (FIMBA), o finlandês JuahVettanen e o esloveno VicencButala, aprovaram as condições de mobilidade urbana da cidade de Natal para a realização do 11º Campeonato Mundial de Basquetebol Master - a ser realizado na capital potiguar entre os dias 24 de junho e 02 de julho – em uma reunião ocorrida na manhã de ontem (22/03), no hotel Ocean Palace, em Natal.

O encontro foi uma iniciativa do secretário municipal da Juventude, do Esporte e Lazer e Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, Rodrigo Cintra, devido à preocupação demonstrada pelos diretores da FIMBA com as condições de transporte dos torcedores, atletas e organizadores, durante o evento.

Os representantes da Sejel, Milton Otaviano, e o da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Selton Torres, apresentaram o mapa de mobilidade, especificando o acesso aos 15 ginásios que receberão os jogos.

Entre os ginásios selecionados para o mundial de basquete, estão os da UFRN, IFRN, Palácio dos Esportes, AABB, Marista, Salesiano, CEI, Henrique Castriciano, Contemporâneo, Neves, entre outros, além do ginásio Nélio Dias, localizado na Zona Norte, com capacidade para 10.000 espectadores, que assistirão aos principais jogos do mundial.

De acordo com o finlandês JuahVettanen, será uma ótima oportunidade para o público natalense assistir a ex-campeões olímpicos das décadas de 70, 80 e 90, de todo o mundo. Ele aproveitou para elogiar a estrutura dos ginásios, a rede hoteleira, o clima e a hospitalidade do povo potiguar. O presidente da Federação Brasileira de Basquetebol Máster, Carlos Galvão, destacou a presença de ídolos brasileiros como Carioquinha, Marquinhos, Gérson, Israel, Rato, Demétrios, Espiga, além da possível vinda de astros do Novo Basquete Brasil (NBB), que deverão prestigiar o evento.