Com o objetivo de contribuir para integrar a gestão esportiva no Rio Grande do Norte, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel), vai celebrar um acordo de cooperação técnica com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e com o Conselho Estadual de Esportes (CED). O Protocolo de Intenções e Cooperação Técnica será assinado amanhã, às 11h, na sede da Sejel, no estádio Machadão, quando o secretário Rodrigo Cintra recebe os presidentes da FNF, José Vanildo, e do CED, Fernando Nesi.

De acordo com Rodrigo Cintra, titular da Sejel e da Secretaria da Copa 2014, a iniciativa demonstra o interesse da prefeitura em colaborar com as ações e os projetos desenvolvidos por essas instituições. “Estamos todos engajados no desenvolvimento de políticas esportivas para Natal e na realização da Copa do Mundo, que requerem o esforço conjunto das partes interessadas”, destacou.

No tocante ao futebol, a Sejel e a FNF compartilham de interesses comuns que, somados, contribuem para uma gestão melhor articulada. Desta forma, a Sejel pretende atuar com a organização, realização e divulgação dos eventos futebolísticos ligados à região metropolitana de Natal, bem como dos eventos preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2014. “A nossa meta é contribuir para fortalecer o futebol amador e profissional, ao mesmo tempo em que executamos nossas estratégias e qualificamos os profissionais que participarão diretamente da realização do Mundial, garantindo também uma gestão eficiente após a Copa”, afirmou Cintra.

Visando integrar a gestão esportiva não apenas do futebol, será assinado também um protocolo de intenções com o Conselho Estadual de Esportes, de modo a fomentar as políticas de esporte e lazer, de inclusão social dos jovens, e de melhoria da qualidade de vida do cidadão natalense. Os programas, ações e projetos relacionados ao objeto deste protocolo serão definidos e detalhados em termos aditivos, acordos, convênios, ou contratos específicos firmados entre a Prefeitura do Natal, por meio da Sejel, bem como os demais órgãos e entidades administrativas, e o comitê organizador local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.