O sucesso da implantação do Programa Agenda Verde, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), vem despertando empresas e entidades para uma consciência sustentável no seu ambiente de trabalho. Na manhã desta quarta-feira, dia 23, no hotel Maine, no bairro de Lagoa Nova, foi ministrada uma palestra para os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) sobre o programa.

Durante a reunião, o coordenador da Agenda Verde, o tecnólogo em gestão ambiental da secretaria Gustavo Soares, explicou os principais objetivos do programa, como se deu sua implementação na Semurb, as práticas que podem ser adotadas cotidianamente e o plano de ação. “O programa objetiva reduzir o gasto com energia, o consumo e desperdício de água, além dos materiais de expediente.” explica.

De acordo com o tecnólogo, “para que o programa seja aplicado de forma efetiva, é importante a sensibilização e capacitação de todos os funcionários e colaboradores.” Ele informou ainda que todos os órgãos da Prefeitura estão sendo capacitados para implantação do programa, de forma a atingir uma rotina sustentável.
Segundo Gustavo, a visibilidade do programa despertou o interesse de empresas e entidades não vinculadas à administração pública em adotar os princípios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. “Já fizemos palestras no colégio Marista e na Emparn, além de ter atendido outros pedidos que chegaram à secretaria”, acrescenta.

O diretor regional adjunto dos Correios, Francisco Gilberto Barbosa, explicou a preocupação da empresa com relação à implementação de medidas voltadas à gestão ambiental. “Esperamos que essa iniciativa prepare nossos funcionários para o futuro. Atualmente nos sentimos na obrigação de desenvolver e aplicar projetos voltados para a sustentabilidade. Buscamos o Agenda Verde como parâmetro para atingir essa meta”, finalizou.
O programa Agenda Verde recebeu em 2010 o prêmio de melhores práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), entregue pelo Ministério do Meio Ambiente.