A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa nesta quarta-feira (23) uma série de ações de prevenção à tuberculose, uma das infecções curáveis que mais mata em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem vitimadas pelo mal que, tem sido considerado, desde 1993, uma emergência mundial.

Os países em desenvolvimento registram 95% dos casos e 98% das mortes pela doença. O Brasil é o 16º em uma lista que reúne 22 nações com maior número de casos. A taxa de cura, de 77%, é considerada baixa. Na Índia, a taxa é de 85%; no Congo, de 85% e na China, de 94%. Por todos esses motivos, o enfrentamento à tuberculose é uma prioridade e faz parte do Pacto de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia padrão é totalmente gratuita e em Natal é oferecida em toda rede municipal.

Para chamar atenção da população de Natal para esse problema, a SMS realizará nesta quarta-feira atividades especiais. A programação inclui distribuição de panfletos no Ambulatório Médico especializado (AME), em Nova Natal, além de palestras com pneumologista, enfermeiros e assistentes sociais. Também estão agendadas palestras em escolas da rede pública.

“A ação é alusiva ao Dia Mundial da Tuberculose e levaremos informação e prevenção aos usuários da unidade ambulatorial, estudantes e população”, destaca o secretário Thiago Trindade.

Os profissionais da Saúde vão explicar formas de contágio, os sinais e sintomas, o tratamento e os tipos da doença. “Queremos ressaltar que a tuberculose infecta centenas de pessoas todos os anos e merece muita atenção, principalmente no tratamento. Vamos alertar que a doença deve ser tratada até o fim e investigar o sintomáticos, se for o caso”, explica a gerente de enfermagem da AME Nova Natal , Cléa Fernandes.

Além de distribuição de material explicativo, a comunidade poderá participar de palestras ministradas pela equipe de enfermagem, serviço social e por um pneumologista, sempre no período da manhã e da tarde, na AME Nova Natal. Já os alunos da Escola Estadual Professor João Paulo Pinheiro serão os primeiros estudantes a aprofundar o conhecimento sobre a doença com ajuda da equipe da Saúde Municipal, nesta quarta-feira pela manhã.

Confira programação
23 a 24/03 - Distribuição de panfletos na AME Nova Natal

23/03 – Palestra Escola Estadual Professor João Paulo Pinheiro
23/03 – Palestra AME Nova Natal (Enfermagem e serviço social)