A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana"(Semob), definiu a "Operação Carnaval". Agentes de trânsito e fiscais de transportes estarão nas ruas durante os dias de folia.

"O objetivo principal da operação é disciplinar o trânsito na cidade e fiscalizar o cumprimento do quadro de horários e itinerários do sistema de transporte da cidade", afirma o secretário da Semob, Marco Antônio.

Semob vai interditar também o trânsito em alguns pontos da cidade. Na sexta-feira (04) o trânsito estará interditado, a partir das 15 horas, nos circuitos culturais da Redinha, Rocas, Alecrim e no Centro Histórico da cidade.

No sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval as interdições começam a partir das 15 horas seguindo o cronograma de programação de cada circuito. Na Redinha a interdição começa mais cedo, a partir das 14 horas.

Durante os seis dias de folia na Redinha, de sexta a quarta-feira de cinza, será utilizado um desvio e o estacionamento de todos os veículos será apenas embaixo da ponte Newton Navarro. O trânsito de veículos será proibido na área da Redinha. O objetivo é garantir segurança e tranqüilidade para o folião e minimizar o impacto no trânsito causado pelo grande fluxo comum durante a maior festa popular do país. Os pontos de concentração da Redinha são na Praça do Cruzeiro e no retorno do caju

Na Ribeira, durante o sábado, domingo e segunda-feira, quando acontece o desfile das escolas de samba e tribo de índio, o trânsito será desviado da Avenida Duque de Caxias para a Rua Frei Miguelinho, a partir das 15 horas.

No Alecrim a concentração dos blocos será sempre no cruzamento das Avenidas Presidente Sarmento e Canindés, em frente ao mercado público.

Ônibus e Opcionais

Com relação as linhas de ônibus, o acesso ao terminal da Redinha durante o carnaval, será pela estrada de barro após a rotatória da Avenida João Medeiros Filho (Ponte Newton Navarro). As linhas opcionais 309 e 310 vão retornar da Rua Doutor Ulisses Guimarães, retorno do caju, a partir da 14 horas.

No Alecrim, a linha 36 no sentido Cidade Nova, será desviada pela Avenida Manoel Miranda, Ruas Presidente Sarmento, dos Caicós, Presidente Leão Veloso, Avenida Interventor Mário Câmara e Rua Presidente Sarmento seguindo itinerário Normal.

A linha 43, no sentido Candelária, percorrerá pela Avenida Manoel Miranda, Rua Presidente Sarmento, Rua dos Caicós, Rua Presidente Leão Veloso, Avenida Interventor Mário Câmara, seguindo itinerário Normal.

Na Ribeira, no sábado, domingo e segunda-feira, o desvio dos ônibus no sentido Alecrim será pela Avenida Duque de Caxias (retorno), Rua São João, Rua Hildebrando de Góis, Rua Dr. Barata, Rua Padre Frei Miguelinho, Rua Câmara Cascudo e segue itinerário Normal

Já o desvio dos ônibus do sentido Praça é pela Avenida Duque de Caxias (retorno), Rua São João, Rua Hildebrando de Góis, Rua Dr. Barata, Rua Padre Frei Miguelinho, Rua Câmara Cascudo, Rua Juvino Barreto, Rua Floriano Peixoto, Rua Mossoró seguindo depois o itinerário normal.

Na Cidade Alta, durante a Escolha da Kenga, no domingo (06), o desvio começa a partir das 14 horas iniciando pelas Avenidas Duque de Caxias, Câmara Cascudo, Rua Juvino Barreto, Rua Floriano Peixoto e Rua Mossoró retomando itinerário normal.