O ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, entra em pleno clima de folia, agitando os adolescentes beneficiados. As comemorações de carnaval tiveram início nesta terça-feira (1°) com festas nos núcleos do programa, e finalizam nesta quarta (3) com um grande encontro na Área de Lazer do Panatis, reunindo cerca de 450 jovens de Nossa Senhora da Apresentação, Panatis II, Igapó, Mãe Luiza, Brasília Teimosa e Pajuçara.

“Iremos realizar um cortejo carnavalesco com representação do frevo, folias de rua, papangus e marchinhas. Haverá ainda apresentação do grupo de percussão do Panatis, o “Bate Latas”; uma ala com os mascarados e jovens fantasiados de índios”, explica Alessandra Farias, coordenadora do ProJovem Adolescente de Panatis II.

Ainda de acordo com a coordenadora, eventos como esses são promovidoscom o intuito de resgatar a memória social. “Será um momento de caracterização do ritmo potiguar, como o coco, o congo de calçola e a retomada dos papangus”, declara Alessandra.

Para que a festa tivesse todo o brilho, os adolescentes participaram de oficinas no período da colônia de férias do programa, como a oficina de máscaras, ritmos potiguares (coco e congo de calçola), construção de ganzás, claves, estandartes, dentre outros. “As máscaras foram todas feitas com jornais que foram doados para o programa. Os adolescentes fizeram os moldes e pintaram”, explica a coordenadora.