A Secretaria Municipal de Saúde de Natal por meio do Departamento da Atenção Básica/Programa Municipal DST/HIV/AIDS, estará trabalhando a campanha do carnaval 2011, com ações voltadas para população em geral.

A campanha será realizada no período pré carnavalesco e durante toda a programação oficial do Carnaval 2011 em vários pontos de concentração de foliões, com a participação e apoio dos serviços da atenção básica e Organizações não Governamentais (ONG’s) ligadas às ações de prevenção e assistência no município de Natal.

Seguindo orientações e diretrizes nacionais de prioridades para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS, nos dias 04 e 15/02 no horário de 10h às 16h, o Programa Municipal de DST/AIDS realizará na Praia da Redinha, campanha de Mobilização de Acesso ao Diagnóstico de HIV/SÍFILIS, com uma Unidade Móvel de Saúde (ônibus) instalada nas proximidades da Igreja de Pedra,onde estará sendo realizado os exames para os referidos agravos com coleta em papel filtro e resultados em uma semana a serem entregues no SAE – Serviço de Assistência especializada em AIDS – Clínica Zeca passos da Ribeira, além de contar com o Pit Stop da prevenção ( tenda) , distribuição de preservativos, material educativos, teste de glicemia e verificação de pressão arterial .

Este ano outra inovação é o Bloco da Prevenção, que abrirá oficialmente o carnaval da Redinha na próxima Sexta- Feira (dia 04 de Fevereiro), os abadas estão sendo trocado nos postos de troca do Hiper Bom Preço da Prudente de Morais e Ponta Negra. Para a campanha durante o carnaval serão distrbuídos 250.000.00 unidades de preservativos masculinos; 10.000 unidades de leques; 10.000 unidades de porta camisinhas; 4.500 Cartazes; 10.000 adesivos de rosto; 500 unidades de camisetas

Os materiais estarão disponíveis para os foliões nos 05 (seis) Circuitos Carnavalescos (Centro Histórico, Ribeira, Redinha, Alecrim e Ponta Negra), Previas carnavalescas, Bailes e nas abordagens realizadas pelos profissionais de saúde e as Organizações Não Governamentais Parceiras (APOLOS, GRUPO AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL, GAL-RN, ASPRORN, LNCA, CADESC, ATREVIDA-RN, GAMI, e CAAPVC), totalizando uma equipe de aproximadamente 70 profissionais, que atuarão como multiplicadores e educadores.

A campanha terá como tema a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

O Slogan reforça o uso do preservativo considerando que a forma mais eficiente Para conter o avanço da epidemia, preconizada pelo Departamento Nacional de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais é o uso do preservativo de modo correto e sistemático em todas as relações sexuais.

Comprovadamente, o uso correto e sistemático de preservativos nas relações sexuais apresenta uma efetividade na prevenção da transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis e da AIDS, sendo recomendado inclusive como método contraceptivo, evitando assim gravidez indesejada e não planejada.

DICAS DE SAÚDE, POR UM CARNAVAL CONSCIENTE

• Caso você tenha algum sinal ou sintoma de doença sexualmente transmissível, procure os serviços da Rede Básica de Saúde;
• Evite situações de risco, como abusar de drogas e bebidas alcoólicas;
• Prefira as camisinhas lubrificadas, que estejam dentro do prazo de validade e apresentem a marca do Inmetro;
• Não reutilize as camisinhas. Elas são descartáveis;
• Procure a Rede Básica de Saúde caso deseje fazer o exame de HIV e também de outras DSTs;
• Use sempre camisinha, em todas as relações sexuais.