A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está incrementando a iluminação na cidade para o Carnaval 2011. No total, serão instalados cerca de 10 mil metros de cordões de luz e 250 refletores de 400 watts com luz branca nos seis circuitos carnavalescos do município (Redinha, Ponta Negra, Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Alecrim e Guarapes). A estrutura de iluminação disponibilizará ainda dois geradores, um de 60 KVA e outro de 185 KVA, que atenderão os polos festivos.

A Ribeira e a Redinha receberão uma iluminação especial. Na Ribeira, será instalado um poste de 17 metros de altura próximo à rotatória da Avenida Duque de Caxias, onde haverá uma roldana direcionada para todos os ângulos, iluminando a área em 360°. Ao longo da mesma via, também serão instalados 24 postes com cruzetas de metal e 96 refletores de 400 watts, iluminando todo o percurso onde acontecerão os desfiles das escolas de samba e das tribos indígenas. Na Redinha, haverá iluminação em um trecho de quase dois quilômetros, referente ao percurso dos ônibus, proporcionando maior segurança ao público da festa, além da iluminação do Largo do Buiú, onde os blocos se concentram durante a folia.

Segundo o diretor do departamento de Iluminação Pública da Semsur, Joelson Bezerra de Barros, as ações da Prefeitura para o Carnaval têm o objetivo de trazer segurança à festa, além de torná-la mais atrativa e bonita para os participantes. Para garantir que toda essa estrutura tenha funcionamento adequado, seis equipes de fiscalização da iluminação pública estarão se revezando nos locais neste período.

Para denúncias de problemas de iluminação na capital, o telefone disponível à populaçáo é o 0800 281 89 80. A ligação é gratuita.