A partir desta terça-feira (01), as Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) disponibilizam uma programação especial montada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.  Celebrada no dia 8 de março, a data é lembrada como marco de importantes conquistas políticas, sociais e ideológicas da figura feminina em todo o mundo. Durante o mês, serão desenvolvidas ações de lazer e de prevenção à saúde com as usuárias da rede em diferentes bairros da cidade.

 

 Inaugurando o cronograma de eventos, do dia 01 a 04 de março, a Unidade de Saúde do Bom Pastor, faz sua homenagem às mulheres, com a apresentação de palestras dinâmicas e sócio-dramas sobre violência contra a mulher, câncer de colo do útero, DSTs e Aids.

No bairro de Igapó, o Centro de Saúde Bela Vista, promoverá, na quinta (03), a partir das 8h, uma manhã inteira de orientações sobre câncer de mama, além de gincanas, ações de beleza gratuitas, distribuição de lanches e música ao vivo para as pacientes que fazem acompanhamento na unidade.

 O Centro de Saúde Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, também fará sua comemoração na manhã do dia 03 de março, com a realização de um mutirão de coleta de citologia oncótica, exames preventivos de mama, testes de glicemia capilar, orientações sobre câncer bucal, palestras sobre sexualidade, mais atendimentos ginecológicos e psicológicos para as usuárias.

 No bairro de Nova Descoberta, a Unidade Básica de Saúde, reservou o próximo dia 10, para o acontecimento das ações. Haverá intensificação de preventivos ginecológicos e a realização de teste de glicemia, verificação de pressão arterial e também música ao vivo, distribuição de lanches e sorteio de brindes para as moradoras. 

 Já o Centro de Saúde Nazaré, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, realizará uma semana inteira de homenagens à mulher, do dia 14 a 18 de março, das 8h às 17h. Durante a programação, haverá coleta de preventivos, exames clínicos de mama, orientações preventivas sobre câncer de mama e câncer de pele, aconselhamento e coleta de exames laboratoriais, palestras sobre dengue, a campanha “Fique Sabendo” (uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame de confirmação da doença), além de ações de beleza gratuitas, caminhada pelo Parque das Dunas, baile de carnaval e desfile de fantasias.

 
 
 

Também do dia 14 a 18 de março, a Unidade de Saúde da Família do Km6, promoverá dias inteiros de palestras sobre menopausa, câncer de mama e de útero, DSTs e AIDS, saúde bucal; intensificará a realização de preventivos ginecológicos e realizará reuniões com as gestantes que fazem o pré-natal da unidade, para confraternização e esclarecimentos de dúvidas.

 No dia 17, será a vez do Centro de Saúde Monte Líbano promover um dia de ações em comemoração ao Dia da Mulher. A unidade celebrará a data junto a suas pacientes com a realização de um café-da-manhã, seguido de palestras sobre hipertensão e diabetes, alimentação saudável, saúde bucal (incluindo a distribuição de Kits odontológicos), além de debates sobre a lei Maria da Penha, violência no lar e papel da mulher na época atual.

 
 
SERVIÇOS:
- Centro de Saúde Nazaré

Rua Rubens Mariz, n°12- Nazaré- Tel: 3232 8350/ 83 45/ 83 51

 
- Centro de Saúde Bela Vista

Rua Bela Vista, n° 1254- Igapó- Tel: 3232 82 55/ 82 56/82 57

 
- Centro de Saúde Vale Dourado

Rua Irmã Vitória, n° 02- Nossa Senhora da Apresentação- Tel: 3232 8261/ 82 60/82 62

 
- Centro de Saúde de Nova Descoberta

Av. Xavier da Silveira, n °05, Nova Decoberta- Tel: 3232 8285/ 82 86/ 82 87

 
- Centro de Saúde Monte Líbano

Rua Matusalém, n° 121 – Monte Líbano- Tel: 3232 84 40/84 41/ 84 42

 
- Unidade de Saúde da Família Km6

Av. Cap. Mor Gouveia, n° 100- Km6- Tel: 3232 83 10

 
- Centro de Saúde Bom Pastor

Rua Augusto Calheiros, n°01- Bom Pastor- Tel: 3232 84 55/ 84 56/ 84 57