Começa nesta terça-feira, 1° de março, a programação oficial da Prefeitura do Natal em comemoração ao  “8 de março – Dia Internacional da Mulher”. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, responsável pela implementação de políticas específicas às mulheres no município, abre o cronograma de atividades com um Dia de Beleza e Café da manhã para as servidoras da secretaria. “Teremos também um momento de descontração com os instrutores de dança do programa Api-Conviver que estarão atuando com as participantes para que elas possam ter um início de dia mais feliz, relaxando o corpo e a mente”, disse a secretária adjunta de integração social da Semtas, Josi Lucas.

Logo após o carnaval, a programação continua, e no dia 11 de março, a Casa Abrigo Clara Camarão realiza atividade interna com as mulheres acolhidas. De 15 à 17 de março, a Semtas programa um ciclo de palestras com temas relacionados à prevenção da violência contra à mulher, estimulo para inserção no mercado de trabalho, auto-estima, qualificação profissional e serviços oferecidos pela rede sócio assistencial, tanto na Casa Abrigo, como nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.

Seguindo um cronograma para lá de variado, no dia 22 de março, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a Semtas realiza a tradicional entrega da medalha “Nísia Floresta”, um reconhecimento às mulheres que tiveram papel de destaque no último ano.

“Estaremos também, em parceria com o Estado, realizando uma caminhada em defesa dos direitos da mulher, no dia 27 de março. No dia seguinte ocorre um dos principais eventos que marcam a comemoração do 8 de março pelo município, o Seminário “Tecendo a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”, ressalta a secretária.

“Tecendo a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”

O Seminário é uma iniciativa da Semtas, por meio da secretaria adjunta de integração social, terá abertura no dia 28 de março, a partir das 19h, no Hotel PraiaMar. A primeira palestra será ministrada pela secretária especial de políticas para as mulheres de Recife – PE, Rejane Pereira, com o tema “Aspectos conceituais e teóricos da violência de gênero”.

“A programação do Seminário é bem rica e abrangente. Isso porque,  além da noite de abertura, os participantes poderão contar com mais 3 dias (29/30/31 de março) para realização de oficinas, debates, exposição de trabalhos, entre tantas outras atividades”, explicou Josi Lucas.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO:

1º DIA – CERIMÔNIA DE ABERTURA. 28/03/2011
NOITE
19h - Credenciamento.

19h30 – Abertura oficial do evento.

20h - Palestra de Abertura: "Aspectos conceituais e teóricos da violência de gênero"

20h40 – Coquetel e programação cultural.

2º DIA – INÍCIO DAS ATIVIDADES DE PALESTRAS E OFICINAS – 29/03/2011
8h30 - Credenciamento

9h – Abertura das atividades.

9h10 - Apresentação cultural.

9h30 – Exposição do Diagnóstico da situação de violência da Mulher no município do Natal, apresentado pelo Departamento da Mulher/SEMTAS.

10h10 – Debate
10h30 – Cofee Break

11h – Conceito de rede e sua organização e política nacional de saúde da mulher

11h40- Debate
12h – Almoço
TARDE

14h – Divisão de Grupos de Trabalhos para as oficinas e apresentação cultural.

14h20 - Oficina "Tecendo a rede de atendimento à mulher".

15h50 - Exposição do Trabalho realizado nas oficinas.

16h30 – Término das atividades.

3º DIA PALESTRA SOBRE OS IMPACTOS DA VIOLENCIA NA SAÚDE DA MULHER - 30/03/2011

MANHÃ

8h30 – Abertura das Atividades.

8h40 – Apresentação Cultural.

9h - Palestra: "Os impactos da violência na saúde da mulher".

9h40 – Debate.
10h20 – Cofee Break.

10h40 – Oficina Saúde da Mulher – Notificação Social

11h40 - Apresentação da Oficina.

12h – Almoço
TARDE

14h – Apresentação cultural.

14h20 - Oficina sobre violência contra a mulher.

15h20 – Exposição da oficina.

15h50 – Debate.

16h30 – Término das atividades.

4º DIA – PALESTRA APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA 31/03/2011
 MANHÃ

8h30 – Abertura das Atividades.

9h - Palestra: "Aplicabilidade da Lei Maria da Penha".

9h40– Debate.
10h20 – Cofee Break

10h40– Oficina: "Marco Legal e Legislação".

11h40 – Exposição das atividades.

12h – Almoço.
TARDE

14h – Plenário para consolidação da formação do grupo gestor da rede.

14h10 - Apresentação cultural.

14h30 – Plenária final.
15h30 - Dia de Beleza.

16h30 – Finalização do Seminário com o documento elaborado para consolidar o grupo gestor da rede.