A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), participa em Brasília, durante essa semana, de encontro dos parceiros do Projeto Vira Vida. A secretaria está sendo representada pela diretoria do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, Verônica Dantas.

“O ViraVida é um projeto importante para a transformação social e de inclusão dos nossos jovens e de suas famílias. É com muita satisfação que a Prefeitura se apresenta como parceira desse projeto. A equipe da Semtas está a disposição para o melhor desenvolvimento das ações que envolvem o Projeto”, declara a diretora.

Lançado em 2008 pelo SESI em parceira com a Fiern, o ViraVida tem o objetivo de resgatar jovens em situação de exploração sexual através da oferta de educação básica e profissionalizante. Desde 2009, o ViraVida passou a integrar os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelas Semtas, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

"É importante ressaltarmos que hoje todos os nossos jovens beneficiados com a parceria da Semtas com o ViraVida são provenientes de encaminhamentos realizados pelos CREAS. Isso quer dizer que estamos oferecendo o que temos de melhor em serviços para o público que realmente precisa e tem o perfil do Projeto", revela a diretora.

ViraVida

A ideia inicial do Vira Vida foi desenvolvida a partir de pesquisa nacional que aponta mais de 900 municípios brasileiros atingidos por redes de exploração e tráfico de pessoas. A pesquisa mostrou também que a pobreza é um dos fatores que agravam o problema. Por isso, há uma ênfase na intermediação da contratação pelas empresas dos jovens que participarão dos cursos de qualificação profissional.

Os participantes do projeto são contemplados com uma bolsa, vale-transporte, fardamento, lanche e material escolar. Também é feito acompanhamento psicossocial vcom as famílias dos beneficiados, através do Projeto de Apoio às Famílias.

Os cursos já implantados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração e Química, apresentando carga horária que varia entre 655 e 952 horas/aula, conforme a modalidade.

O ViraVida promove atendimento psicológico, capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho, gerando assim oportunidade efetiva de mudança na vida de jovens entre 16 e 21 anos.