A partir de hoje, a Secretaria Municipal de Tributação (Semut) intensifica o trabalho de medição dos imóveis que tiveram o valor do IPTU 2011(Imposto Territorial Urbano) contestado. Três equipes formadas por auditores e estagiários estarão no bairro de Petrópolis, durante toda a semana, verificando a metragem dos imóveis, para fazer as alterações no cadastro quando necessário.

O trabalho tem como objetivo agilizar os processos de revisão do IPTU e, de acordo com o secretário municipal de Tributação, André Macedo, a equipe foi reforçada para este trabalho. “Estamos trabalhando para dar celeridade aos processos e concluí-los o mais rápido possível”, disse.

Ele explicou que as equipes farão a medição de todo o imóvel para verificar se a metragem é a mesma que consta na base de dados da Semut. Nos casos em que o contribuinte tiver apresentado uma planta do imóvel no ato de abertura do processo não será necessária uma nova medição. “Nestes casos os auditores apenas comparam o imóvel com a planta apresentada”, esclareceu André Macedo.

Após levantar todas as características do imóvel, a equipe da Semut fará as alterações necessárias no cadastro, e o contribuinte será comunicado, por telefone, que o novo carnê do IPTU já está disponível para ser retirado na sede da secretaria.

Em Petrópolis, o trabalho deve durar uma semana, tempo suficiente para analisar todos os imóveis que tiveram o IPTU contestado. Na próxima semana a equipe da Semut realizará o mesmo trabalho em Capim Macio.