O Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) capacitam a sua nova equipe de estagiários, na sede do Centro Público da Cidade Alta.

"O objetivo do curso é garantir o fortalecimento e a otimização do atendimento às famílias beneficiadas pelos programas", declara a coordenadora do Cadastro Único em Natal, Janaína Bandeira. A capacitação teve carga horária de 12h/aula..

O curso foi voltado especificamente para os 24 estagiários responsáveis pela digitação dos cadastros, pelo atendimento ao usuário e acompanhamento das famílias nas unidades de saúde e nos distritos. "Essa é a segunda capacitação que realizamos com os nossos estagiários em 2011. A primeira aconteceu no ínício de fevereiro com 24 estagiários", afirma a coordenadora.

A capacitação é direcionada aos estudantes das graduações de serviço social, enfermagem e nutrição, e de nível médio. O curso visa promover um maior conhecimento sobre os programas da secretaria, sobre o Cadastro Único e Bolsa Família e sobre o processo de inclusão da família no Cadastro, que vai desde o acolhimento da família até o processo de digitação. "É relevante destacar que essa instrução é avaliativa. Analisamos as capacidades e competências no decorrer do curso", explica Janaína Bandeira.