Mais uma ação de combate a poluição sonora na orla de Natal foi deflagrada durante este domingo, 6 de fevereiro, pela fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Desta vez, a equipe esteve na Praia do Meio e seguiu até a praia da Redinha, monitorando os níveis sonoros de bares, quiosques, restaurantes, além dos veículos estacionados na orla.
De acordo com o fiscal da Semurb que coordenou à operação, Gustavo Szilagyi, a ação faz parte da Operação Verão 2011 e as vistorias acontecem em ações conjuntas entre as secretarias municipais. Neste domingo, a Semurb atuou em parceria com agentes da secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Segundo Szilagyi, os principais alvos foram os estabelecimentos comerciais localizados na orla e veículos particulares que utilizavam o som em volume acima dos níveis permitidos por lei. “O resultado da operação a apreensão de uma caixa de som de um bar localizado na Praia do Meio, além da aplicação de multa ao responsável pela infração”, explica.
Ainda segundo Szilagyi, na Redinha a fiscalização encontrou um maior número de irregularidades. “Os agentes da Semob autuaram três veículos que estavam com o volume do som acima do permitido, neste caso é de responsabilidade deles fazer a autuação do condutor”, explica.
A operação também contou com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPAM), que autuou o proprietário de um estabelecimento na Redinha por armazenar carangueijos no período de defeso.