O auditório do Centro Municipal em Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) ficou lotado de gestores e professores durante a abertura da XII Jornada de Educação das Unidades de Educação das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal (JENAT), na noite de sexta-feira (04). “A leitura e a escrita na formação de pesquisadores” foi o tema escolhido para a jornada 2011. A XII JENAT acontece de 04 a 08 de fevereiro.

O encontro foi aberto oficialmente pela secretária municipal de Educação, Adriana Trindade de Oliveira, que destacou à importância dos educadores manterem uma permanente troca de experiência, oportunizada durante a jornada. Adriana Trindade ainda ressaltou o permanente trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME) em buscar e oferecer melhores condições de trabalho e estrutura para todas as unidades de ensino do município.

A titular da SME agradeceu o empenho da equipe responsável pela organização da JENAT, citando o nome da professora Rosemarie Loer, que coordena todas as atividades durante o evento. Adriana Trindade também agradeceu a presença da representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN), Fátima Cardoso.

A prefeita municipal de Natal foi representada pelo diretor da ARSBAN, Aristotelino Monteiro, que reafirmou as palavras da secretária Adriana Trindade quando destacou o trabalho da Prefeitura Municipal de Natal em fortalecer a rede pública municipal de ensino. A secretária adjunta, a professora Tânia Leiros também falou sobre a importância da formação continuada dos profissionais de educação.

Presente na abertura, a professora Morgana Surania, que leciona na Escola Municipal Henrique Ascendido de Almeida disse que a JENAT “proporciona o despertar dos processos educacionais, além de construir a busca pela sabedoria e a aprendizagem dos alunos de todas as séries, tanto da educação infantil como do ensino fundamental”.

Para a professora Nely Castro, “a JENAT propicia ao professor atualizar informações sobre o processo ensino-aprendizagem e incentivar a busca de novas práticas pedagógicas. Nely Castro é professora de Educação Física na Escola Municipal Zuleide Fernandes.
Quem também destaca a importância da JENAT é o professor Júlio Nóbrega da Escola Municipal Iapissara Aguiar. Para ele, “a jornada situa o educador em um planejamento geral da rede”.
A primeira palestra de abertura foi da professora Graziele Andrade, especialista em Filosofia e diretora da Escola Nova Acrópole, com o tema “Os valores na educação humana”.