O Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), vai promover a partir da próxima segunda-feira (7) o curso “Projeto Político Pedagógico (PPP): uma construção para todos” voltado para os profissionais que atuam nas Casas de Passagem. O curso será realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), das 14h às 18h, até o dia 25 de março. “De 7 a 18 de fevereiro teremos curso para os profissionais da Casa de Passagem I, de 21 de fevereiro a 4 de março para a Casa II, e de 14 a 25 de março para a Casa III”, explica Anadir Pessoa – pedagoga do DPSE e ministrante do curso.
O curso visa uma formação profissional para a equipe da Casa, para que a partir daí seja elaborado o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes das Casas de Passagem. O PPP será um documento orientador do funcionamento interno dos Serviços da Casa de Passagem, contendo também informações sobre como deve ser o relacionamento dos profissionais com a rede socioassistencial, com as famílias e com a comunidade em geral. “Queremos ajudar no funcionamento da instituição no sentido de favorecer ainda mais o processo organizacional e a garantia da qualidade de vida dos funcionários, como também das crianças e adolescentes acolhidos”, declara a pedagoga.
O curso, que tem carga horária de 40 horas, foi montado pelos profissionais que compõe o DPSE com o intuito de facilitar o processo de construção do Projeto, bem como fazer valer as especificidades das demandas de funcionamento de cada Casa. A elaboração do Projeto será de forma coletiva. Crianças, adolescentes e seus familiares também terão a oportunidade de construir o documento.
"Queremos discutir também sobre tratamento com as crianças, a programação das atividades, os processos e as estratégias para promover a integração entre os profissionais, e a articulação da Casa com a comunidade. Será também um momento relevante para que os profissionais possam refletir sobre suas competências e direitos; assim como favorecer o processo de melhoria da qualidade dos serviços prestados”, ressalta a pedagoga.