A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) realizou na zona Norte da cidade, nesta quarta (26), o primeiro dia da Operação Limpeza no bairro de Pajuçara. Foram recolhidos 432 toneladas de lixo. Até sábado (29), deverão ser retiradas 800 toneladas de lixo do bairro.

Na semana passada, na zona Oeste, o mutirão de limpeza concentrou-se no bairro de Felipe Camarão, de onde retirou 540 toneladas de lixo que, somadas à produção prevista para o bairro Pajuçara, chegará a 1.340 toneladas de entulhos recolhidos pela operação.

Com relação à varrição e capinação no Pajuçara, os serviços foram executados em 1,5 km de ruas. Contudo, a previsão é de que até sábado sejam varridas a capinadas 8 km das ruas do bairro. Já em Felipe Camarão, as atividades foram realizadas em 13 km.
Operação

Além de todos esses serviços, a ação contempla a manutenção de Sistemas de Drenagem, com desobstrução de galerias, bueiros, bocas-de-lobo e limpeza no entorno de lagoas de captação, como ocorrido nas dos conjuntos Parque das Dunas I e II.

Segundo o diretor de Operações, Haroldo Martins, a Urbana pretende realizar esse esforço concentrado nas quatro zonas da capital. A Urbana possui toda a programação definida, até 26 de março, quando chegará ao bairro dos Guarapes, mobilizando 150 garis, 25 máquinas, tratores, caminhões-caçamba, enchedeiras, além de pás, vassourões, carrinhos-de-mão e material para pintura de meio-fio.

Haroldo Martins explicou que levando-se em consideração que a coleta domiciliar de lixo é feita regularmente três vezes por semana nos bairros da capital  (e dependendo do local, até diariamente),  um dos agravantes, para tamanha quantidade de lixo, é que grande parcela da população não está fazendo a sua parte, pois em sua quase totalidade este montante é coletado em terrenos baldios, canteiros e outros logradouros públicos. “Houve casos, tanto em Felipe Camarão, como no bairro Pajuçara, que no momento em que o mutirão chegara ao final da rua, os populares já haviam despejado lixo no início da mesma”, desabafou o diretor.

Paralelamente à prática emergencial, a partir desta quinta-feira (27), equipes de educadores ambientais e de fiscais da Companhia serão integradas ao Mutirão. O objetivo é conscientizar, “porta-a-porta”, a respeito da importância da manutenção de nossa cidade limpa, para evitar maiores danos, e principalmente, deixar claro que trata-se de uma obrigação de todos: desde o poder público à própria população.

Programação Mutirão de Limpeza

02/02 à 05/02/2011
Cidade Satélite (no bairro de Pitimbu)
09/02 à 12/02/2011