Pesquisa de opinião destacou o reveillon e as árvores natalinas como as melhores atrações
A decoração das principais ruas, as árvores natalinas das zonas Sul e Norte, o Auto do Natal, a Parada Natalina e o reveillon com a queima de fogos em três praias urbanas de Natal foram aprovados por 78,80% dos natalenses. O dado positivo é fruto de uma pesquisa de opinião encomendada pela Prefeitura do Natal junto ao instituto Perfil para avaliar a programação do “Natal em Natal”, que se estendeu de 11 de novembro de 2010 a seis de janeiro de 2011.
A divulgação da pesquisa foi realizada nesta quarta-feira (19), em coletiva concedida à imprensa pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tertuliano Pinheiro, pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Rodrigues Neto, e pelo secretário municipal de Comunicação Social, Jean Valério.
Diante do resultado positivo da maioria da população sobre o Natal em Natal, os secretários municipais envolvidos diretamente na promoção da programação natalina destacaram o trabalho e o comprometimento de toda a gestão municipal para agradar e surpreender natalenses e turistas.
“Esse resultado é fruto de um trabalho de parceira entre 10 secretarias da Prefeitura do Natal e nós precisávamos da opinião das pessoas para orientar e fortalecer nossos eventos. Uma pesquisa como essa certamente irá contribuir para aperfeiçoar ainda mais os futuros eventos da Prefeitura”, falou o titular da Seturde, Tertuliano Pinheiro.
“Além do nosso trabalho é importante destacar a confiança de quatro grandes parceiros que patrocinaram o Natal em Natal que foi a Petrobras, a Cosern, a Fecomercio e o Midway Mall. Sem os patrocinadores nós não teríamos conseguido realizar todos esses espetáculos que encantaram a todos”, frisou o secretário de Comunicação, Jean Valério.
“Diante de uma avaliação extremamente positiva como essa eu só tenho a agradecer também o apoio da imprensa, pela mídia espontânea que foi gerada durante quase dois meses da nossa programação e que projetou Natal nas grandes redes de televisão, Internet e jornais locais e nacionais. Essa parceira da imprensa nos fez entrar na concorrência saudável com outras capitais para fazer da nossa programação o melhor Natal do Brasil”, agradeceu o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa domiciliar realizada com 600 natalenses entre os dias 15 e 16 deste mês, os eventos do ‘Natal em Natal’, de uma forma geral, foram satisfatórios. Entre os eventos que compõem o ‘Natal em Natal’, o espetáculo teatral que encena o nascimento do Menino Jesus foi o mais bem avaliado. Ao todo, 89,21% dos entrevistados classificaram o ‘Auto de Natal’ como ótimo ou bom, tendo sido reprovado apenas por pouco mais de 2%.
Realizados no Machadão, entre os dias 21 e 25 de dezembro, os shows com artistas nacionais e locais, como Padre Antônio Maria, Fagner, Aline Barros, Roberta Sá, Khrystal e Macaxeira Jazz, também foram avaliados de forma positiva, apresentando aprovação de 82,03%.
Já a decoração natalina, que iluminou os principais pontos, prédios públicos e vias da cidade, foi aprovada por 65,28% da população. Em uma avaliação específica sobre a árvore de Natal de Mirassol e da Zona Norte, a aprovação foi quase que unânime. A árvore de 126 metros, localizada na zona Sul, ganhou a aprovação de 87,78%. A inovação da árvore natalina na área de lazer do Panatis também foi aprovada por 76,70% dos entrevistados.
Em relação aos eventos do réveillon ocorridos nas praias urbanas de Natal, 53,33% das pessoas ouvidas avaliaram como ótimo ou bom, o que corresponde a 79,81% das respostas válidas.
A pesquisa estimulada também questionou os entrevistados sobre qual foi o melhor evento realizado pela Prefeitura durante as festas de fim de ano. A queima de fogos na Ponte Newton Navarro e em Ponta Negra apareceu em primeiro lugar na preferência com 32,90%, seguido pela Árvore de Natal de Mirassol, com 27,92% e pelos shows do Machadão, com 12,99%. A organização dos eventos promovidos pela Prefeitura também foi avaliada e considerada como boa por 62,69% dos entrevistados.
Sobre o destaque da festa do Reveillon, Tertuliano Pinheiro ressaltou que a atenção aos detalhes da organização fez com que a queima de fogos fosse marcante. “Nós enfrentamos críticas por ter organizado a principal queima de fogos na ponte Newton Navarro, mas diante da melhor aprovação da população entre os eventos nós acertamos em ter persistido. Foi um trabalho intenso de organização para garantir uma festa inesquecível com um mix de atrações nas praias aliado à segurança e saúde de todos”, lembrou o secretário de Turismo.
O secretário de Comunicação Social Jean Valério ainda repercutiu a importância do “Natal em Natal” para promover o turismo, principal atividade econômica da capital, e também adiantou que o planejamento da programação natalina de 2011 será finalizado no até o fim de fevereiro.
“A Prefeitura do Natal ao consolidar o sucesso do Natal em Natal fez uma intervenção direta na economia da cidade, pois conseguiu antecipar para o início de dezembro a alta estação do turismo fazendo com os turistas fiquem mais tempo na cidade. Devido a essa avaliação extremamente positiva já estamos nos planejando para o Natal em Natal 2011, o que deverá ser fechado até o fim de fevereiro, assim esperamos voltar a ousar e surpreender a todos”, destacou Jean Valério.