A Prefeitura do Natal lançará no dia 9 de fevereiro o Programa Qualidade de Vida do Servidor desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística Sustentável e Modernização Organizacional (Segelm). Algumas das ações já vem sendo desenvolvidas desde 2009 dentro de um projeto piloto concebido pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas e Valorização do Servidor.
O Programa Qualidade de Vida do Servidor inclui atividades itinerantes que tem por objetivo a saúde do servidor e a melhoria da relação entre este o ambiente de trabalho em todas as secretarias e demais órgãos da Prefeitura do Natal.
Concebido dentro da política de valorização dos servidores, o PQVS envolve profissionais e estagiários das áreas de Saúde, Psicologia, Nutrição e Educação Física dentro de uma parceria firmada pela Segelm e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir do lançamento, marcado para 9 de fevereiro, as equipes envolvidas no PQVS estarão um dia na Segelm e no seguinte em um outra secretaria da Prefeitura.
Algumas das ações a serem desenvolvidas pela PQVS foram definidas a partir de informações prestadas pelos próprios servidores no Censo do Servidor Municipal de Natal, realizado em 2010. Serão desenvolvidas ações como orientação nutricional, verificação arterial, teste glicêmico, massagem (shiatsu e relaxante capilar), além de palestras sobre prevenção e controle de hipertensão e diabetes, tabagismo e alcoolismo e segurança no trabalho. Também fará parte do elenco de ações o atendimento psicológico, também implantado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística Sustentável e Modernização Organizacional.
Campanhas preventivas, divulgação de cursos oferecidos pela Escola de Gestão Pública da Prefeitura do Natal (EGESP), vinculada à Segelm, ações de responsabilidade social e preservação ambiental são outras das ações previstas no Programa Qualidade de Vida do Servidor. A equipe da secretaria que fará parte do PQVS envolve servidores da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas e Valorização do Servidor, EGESP e setor de Qualidade de Vida.