As luzes da árvore natalina de Mirassol, como também os Reis Magos do viaduto de Ponta Negra e de Igapó ficarão acesas durante todo o ano de 2011. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (11), pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Salatiel de Souza, durante a coletiva de imprensa realizada na sede do órgão municipal.
O secretário adjunto avaliou a decoração natalina como satisfatória, baseado na ampla aprovação da imprensa e, principalmente, da sociedade. “Estive há poucos dias na árvore e ainda estava lotada. Muita gente querendo garantir uma foto, uma recordação”, comenta Salatiel de Souza. “A árvore continuará acesa a fim de se tornar um ponto turístico, afinal Natal é Natal o ano todo”, completou, fazendo menção ao nome da capital.
A Fundação Capitania das Artes (Funcarte) ficará responsável pela organização de uma programação cultural para a árvore de Mirassol e que deverá acontecer pelo menos uma vez por mês. Isto ainda está sendo avaliado de acordo com os custos.
Este ano houve uma inovação quanto ao material utilizado na instalação das árvores natalinas. As duas árvores de Natal e a fachada da Prefeitura foram montadas com lâmpadas do tipo LED, que embora sejam mais caras economizam em 90% o gasto de energia. A idéia para 2011 é usar este material em toda a decoração natalina da cidade do Natal. Mesmo acesa o ano todo, a árvore sofrerá modificações para o próximo Natal em Natal, seja no formato, luminosidade ou cor. Assim o fator surpresa na ocasião de acender a árvore ficará garantido.
Ainda segundo Salatiel de Souza, a quantidade de furtos de luzes da decoração natalina sofreu uma queda significativa em 2010 graças à ronda de segurança feita por motoqueiros. A iniciativa deve continuar em 2011.