Os grupos de idosos integrantes do Programa Api-Conviver, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realizaram confraternizações de Natal e fim de ano em suas unidades de encontros durante todo esse mês de dezembro. A primeira aconteceu no último dia 2 no Grupo de Idosos São Tomé, em Igapó; e a última se realiza hoje (30) no Grupo Gramoré. Ao todo 55 grupos comemoraram com festas a finalização de mais um ano.

De acordo com a coordenadora do Programa, Késia Menezes, as festas são organizadas pelos próprios grupos, e a Semtas potencializa a produção do evento. “Nós oferecemos um lanche com bolo e refrigerante. Além disso, disponibilizamos também o tecladista Cleilton dos Santos para fazer a animação da comemoração”, declara a coordenadora.

A Semtas, como executora da política do idoso, tem realizado atividades que valorizam a sociabilidade do idoso nas comunidades. "As festas geram experiências agregadoras e ajudam na aproximação do grupo, promovendo momentos de união dos idosos. Isso é muito importante para a autoestima deles. Percebemos também a presença de jovens nas festas, e vemos que os idosos estão transmitindo seus conhecimentos para as novas gerações", conta a coordenadora. Atualmente o programa conta com mais de 2 mil idosos beneficiados.