O Departamento de Segurança Alimentar – DSA, vinculado a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou durante as duas últimas semanas um calendário de festas de confraternizações do Programa Cozinha da Gente nos seis núcleos do projeto: África, Mosquito, Parque Floresta, Guarapes, Felipe Camarão e Alto da Torre. Os eventos festivos foram direcionados às crianças assistidas e suas mães ou responsáveis.

“As comemorações fomentaram o ciclo de atividades complementares do programa de 2010. Foram momentos especiais com a presença do Papai Noel distribuindo presentes adquiridos por voluntários da ONG Vida e Alegria que fazem doação todos os anos para esse evento interno”, declara Madalena Câmara, coordenadora do DSA. "Foram momentos únicos e ficamos extremamente felizes em saber que tivemos a chance de proporcionar isso para comunidades tão carentes em condições de renda", completa a coordenadora.

O Programa Cozinha da Gente beneficia crianças entre 6 meses e 6 anos e meio, que encontram-se com elevado índice de deficiência nutricional e habitam em comunidades de extrema carência e exclusão social. O acompanhamento é feito com a atenção de nutricionistas, que além de atenderem nesses núcleos fazem visitas domiciliares aos atendidos pelo projeto, visando identificar e solucionar através da distribuição de alimentos, problemas relacionados a qualidade da nutrição das crianças,. Caso haja necessidade, os assistidos são também encaminhados para outros programas da Rede socioassistencial do município ou para as Unidades de Saúde.