Depois do processo de escolha dos novos gestores da rede municipal de ensino no dia 07 de dezembro, os 134 eleitos (diretor e vice) participam da solenidade de posse para o triênio 2011-2013, marcada para acontecer no dia 03 de janeiro de 2011 no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), às 17 horas.

De acordo com a chefe do Departamento de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Jeane Lopes da Silva, das 71 unidades existentes, apenas 67 realizaram o pleito para escolha dos novos gestores. Em quatro escolas não foi realizado o processo. Dos eleitos 65 retornam ao cargo e 69 irão ocupar a função pela primeira vez. Estes números são relativos às funções de diretor e vice, respectivamente. Em 22 unidades, os dois cargos serão ocupados por gestores de primeiro mandato. Em 45 unidades, segundo informações da Comissão Eleitoral Central os gestores foram reeleitos.

O pleito que transcorreu de forma tranqüila em todas as unidades registrou em 50 escolas a existência de chapa única. Em 15 escolas os cargos foram disputados por duas chapas. Na Escola Municipal Maria Alexandrina a disputa ocorreu com três chapas, saindo vencedores os professores Roberto Oliveira Souza (diretor) e Paulo Cezário Matos Borges (vice). Já na Escola Municipal Arnaldo Monteiro, que registrou três chapas disputando o cargo, venceu as eleições os professores Caterine César de Araújo (diretora) e Francisca Marinho Viana Santos (vice).

Outra situação que demonstra a democracia e a alternância das atribuições na gestão da rede municipal foi à troca de funções registrada em duas unidades. Na Escola Municipal Emilia Ramos, a atual diretora Marta dos Santos Freire vai assumir no próximo triênio, a função de vice. Já a atual vice-diretora Regina Maria Silva Dantas, será empossada diretora. Também na Escola Municipal Mário Lira, o mesmo caso foi registrado. A atual Java Bezerra Lopes Bezerra de Oliveira assume em 2011 a vice-direção, e a atual vice Adelma Soares Araújo Emílio, assume o cargo de diretora.