“Escola do Trabalhador - da carteira ao trabalho”. Esse é o nome do novo programa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que pretende atrair jovens e adultos para a alfabetização com a garantia de um emprego ao final do curso. A prefeita Micarla de Sousa e o secretário Municipal de Educação Edivan Martins lançam o programa nesta quinta-feira (30), às 9h30, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

O objetivo da “Escola do Trabalhador” é elevar a qualidade de vida e a auto-estima do cidadão, além de tentar erradicar dois grandes problemas da sociedade: o analfabetismo e o desemprego. O programa será desenvolvido em parceira com a Fecomercio, empresas privadas, entidades de classe e diversos setores da sociedade.

O curso de alfabetização mais a capacitação profissional terá duração total de 90 dias e será iniciado a partir do mês de fevereiro. "Os adultos terão aulas de alfabetização intercaladas com aulas práticas em diversas áreas como construção civil, panificação e corte e costura, por exemplo. Ao término do curso eles terão o emprego garantido", explica o secretário municipal de educação Edivan Martins.

As únicas exigências feitas ao cidadão para que ele tenha o emprego garantido é ter 75% de freqüência nas aulas e demonstrar aptidão com a profissão. Terminado o curso o aluno passa por um período de estágio remunerado na empresa até ser contratado. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que no mês de maio cerca de 900 alunos já estejam empregados através do programa.

"Nós queremos ver os alunos com o diploma em uma mão e a carteira de trabalho assinada na outra. Esse é um programa revolucionário, que vai proporcionar o crescimento profissional e pessoal do cidadão que passar pelo curso. Nós queremos alfabetizar e empregar o cidadão e ainda suprir a necessidade de mão de obra que existe hoje no mercado", afirmou Edivan Martins.

Programa Sinal Verde

Outro importante programa também será lançado nesta quinta-feira pela prefeita Micarla de Sousa e pelo secretário Municipal de Educação Edivan Martins. Trata-se do “Sinal Verde”, destinado aos alunos do ensino fundamental da rede municipal que sonham em ingressar no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte).

O programa pretende aumentar o número de alunos da rede municipal aprovados no concurso de ingresso no IFRN com o estímulo necessário. "Vamos criar uma rede de apoio com uma estrutura apropriada para fazer com que esses alunos consigam ter mais conhecimento e preparação para ingressarem no IFRN. Já para o próximo ano, os alunos da rede municipal terão capacidade de concorrer de igual forma com alunos da rede privada", adiantou Edivan Martins.