A festa do Natal das famílias da comunidade do Detran, na zona Oeste de Natal, será bem diferente – e feliz – neste ano de 2010. Através de uma ação das Secretarias Municipais de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), estão sendo construídas, desde o final do ano de 2009, novas residências para 117 famílias, que antes moravam em condições precárias de infraestrutura.

Na tarde desta quinta-feira (23), a prefeita Micarla de Sousa, que já havia entregue 71 casas, desde o mês de março, entregou mais 20 residências a outro grupo de moradores, beneficiando 91 famílias.

Segundo a titular da Seharpe, Ana Elizabeth Thé, que compareceu ao ato, até o final de janeiro do próximo ano serão entregues as últimas 26 casas, transformando assim toda a comunidade do Detran, num local com toda infraestrutura necessária para as pessoas viverem com dignidade.

“Toda vez que venho aqui entregar as chaves das residências aos moradores, vejo como as pessoas ficam felizes com este gesto da Prefeitura do Natal. Esta é apenas uma das ações que estamos implementando no sentido de trazer mais qualidade de vida para população, pois o nosso lema é Cuidar de Gente”, definiu a prefeita Micarla de Sousa.

Mudança de vida
E só mesmo os moradores da comunidade do Detran para descrever esta grande mudança de vida, com a entrega das novas casas.O casal de aposentados Antônio Luis da Silva, 76 anos e Rita Gomes da Silva, 66 anos, sabem bem o benefício que passam a ter agora com a nova moradia. “Foi uma glória de Deus termos recebido da Prefeitura esta nova casa, pois antes morávamos em um local sem nenhuma infraestrutura. Agora podemos dizer que estamos num bom local para se viver”, ressaltou o aposentado Antônio da Silva.

Estrutura
As novas residências possuem uma estrutura no estilo sobrado, composta de sala, cozinha, banheiro e área de serviço no térreo e dois quatros no primeiro andar, contando com saneamento, energia elétrica e água encanada. Além disso, das 20 residências entregues nesta quinta-feira, cinco são totalmente adaptadas aos portadores de necessidades especiais. Um investimento do Executivo Municipal em parceira com o Governo Federal que totalizam mais de R$ 2 milhões.

Somando-se à comunidade do Detran, a Prefeitura do Natal já urbanizou na cidade seis comunidades, dentre elas: Alagamar, Peão, Luiz Gonzaga, 8 de outubro e Via Sul, garantindo uma melhor qualidade de moradia para cerca de 2 mil famílias que viviam em condições precárias de habitação.