A segunda pesquisa sobre preço de produtos natalinos realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, constatou que de maneira geral, os preços caíram 4,0% esta semana em relação à semana anterior.

A pesquisa tem o intuito de orientar os consumidores nas compras para as festas de fim de ano. Os panettones e as bebidas – que na semana passada apareciam como os produtos com maiores índices de aumento em relação ao ano passado – registram, agora, as maiores quedas em comparação à semana passada: os panettones caíram 11,2% em uma semana e as bebidas caíram 5,7%. Os queijos do reino apresentam retração de 2,9% e as carnes caíram 1,8%.
Mas, ainda assim, de forma geral, os preços continuam mais altos em relação ao mesmo período de 209 (+4,28%, em média).

A pesquisa incluiu sessenta (60) itens referentes a produtos natalinos (frutas secas, frutas cristalizadas, queijo do reino, panettones, frango, chester, fiesta, peru, pernil de porco, lombo de porco e bebidas, como, sidra, champagne, prosecco, vinho branco, vinho tinto e uísque), e foi realizada nos supermercados e hipermercados de Natal nos dias 15 e 16/12/10.

Entre os panettones as “promoções” acarretaram reduções, sendo as maiores observadas no panettones Bauducco de 1.000g (-19,8%), seguido pelos panettones “da casa”, ou seja, fabricados pelos próprios estabelecimentos (-18,8%) e pelo Bauducco de 400g (-8,0%).

Entre os vinhos, as maiores variações ocorreram no vinho tinto Catafesta (tinto, garrafão, -27,7%, tinto, garrafa, -20,0%, e branco, garrafa, -17%). O prosecco Aurora sofreu redução média de 16%, e o uísque Teatcher’s, -6%.

As carnes caíram, em média, 1,82% em uma semana, e as maiores quedas foram verificadas no pernil “da casa” (-17,9%), no chester Perdigão (-5,3%), frango (-3,6%), lombo Perdigão (-3,4%) e fiesta Sadia (-2,5%). O peru caiu cerca de 1,5%. Apenas o pernil de porco das marcas Sadia e Perdigão subiram em relação à semana passada (+7,6% e +1,2%, respectivamente).
O queijo do reino registra redução média de 2,93% em uma semana, sendo que a maior redução ocorreu no queijo Skandia/Polenghi (-9,0%), seguido pelo Boa Nata (-8,6%).

Diferenças de preço

O Procon Natal destaca a grande diferença de preços entre os estabelecimentos, principalmente nas frutas secas e cristalizadas, cujas diferenças, esta semana, variam de 61% a 136%, dependendo da marca e da procedência (nacional/importado). (ver tabela abaixo), o que sugere que o consumidor deve pesquisar antes de comprar.

A pesquisa constata grandes diferenças de preços, mesmo em produtos da mesma marca, como é o caso do pernil de porco congelado Aurora (maior preço, R$ 13,02 e menor preço, R$ 7,99, correspondendo a uma diferença de 63%). O vinho branco Almadén apresenta diferença de 56% entre um estabelecimento e outro (maior preço R$ 17,90; menor preço, R$ 11,49).

Entre as carnes, além do citado pernil Aurora, o Procon Natal constata diferença de 37% no fiesta Sadia a (maior preço, R$ 11,90/kg; menor preço, R$ 8,66/kg), e de 31% no peru congelado Sadia (varia de R$ 10,58 a R$ 13,90).

Confira tabelas